Navio de container - A crise dos contêineres

Há uma crise no transporte marítimo mundial causando escassez de produtos em todo o mundo e consequentemente, aumento de preços.

A escassez de contêineres reflete-se em menos produtos que podem ser importados da Ásia para o Ocidente, isto por sua vez causa aumento nos preços do frete marítimo.

O problema

O problema da falta de contêineres não é que eles não existem em quantidade suficiente, é que eles estão acumulados em locais onde não deveriam estar. Como consequência os exportadores tem que ficar semanas esperando para conseguir contêineres para transportar suas cargas e isso acaba encarecendo o preço do transporte.

Fatores agravantes

Tudo começou porque cargas vindas da China chegaram à Europa e às Américas, porém devido a restrições da pandemia os navios não puderam voltar totalmente carregados com novos produtos. Os contêineres acabaram acumulando-se nos portos.

Outro fator agravante foi a temporada de tufões que forçosamente causou o fechamento temporário de alguns portos chineses, atrasando ainda mais o transporte.

A pandemia também fez com que vários portos chineses, que estão entre os maiores do mundo, reduzissem as operações para níveis muito baixos causando um maior congestionamento de navios que ficam longo tempo esperando para carregar e descarregar.

A soma de todos esses fatores acabou desorganizando a cadeia de transporte marítimo.

Com problemas no transporte, as grandes empresas passaram a alugar navios diretamente para fugir dos problemas das transportadoras, aumentando ainda mais o tráfego marítimo.

China e Índia produzem menos

As fábricas chinesas sofreram com restrições devido ao aumento de casos de coronavírus em suas regiões. O ritmo da produção chinesa caiu gerando atrasos nas entregas de mercadorias para o mundo todo, além disso, devido ao vírus alguns portos foram parcialmente paralisados.

A Índia, outro grande exportador, também sofreu restrições na pandemia paralisando parcialmente fábricas e portos.

A consequência da soma desses fatores foi uma desorganização do transporte mundial de cargas marítimas.

Aumento de Preços

O preço do frete marítimo aumentou brutalmente, o que encarece os produtos de forma geral.

O problema é que aproximadamente 80% de tudo que é consumido no planeta é transportado por via marítima.

Em Setembro de 2020 o frete marítimo entre China e Europa custava cerca de 2000 dólares, atualmente o mesmo frete custa 14000 dólares. O custo do frete entre China e Brasil era cerca de 2000 dólares, agora está em cerca de 10000 dólares.

Como isso afeta o Brasil

Em recente pesquisa da CNI aqui no Brasil, mais da metade do grupo de empresários entrevistados sofreu com o cancelamento ou suspensão de embarque de cargas.

A pandemia no Brasil também fez com que as empresas reduzissem estoques. Agora com a retomada econômica estão tendo problemas em suprir a demanda por falta de produtos e atrasos na entrega de matéria prima.

Várias empresas automobilísticas brasileiras estão enfrentando problemas com atrasos na entrega de semicondutores e consequentemente atrasando a produção de automóveis. A falta de semicondutores afeta também o comércio de computadores, celulares e outros produtos eletrônicos.

Os setores importadores de roupas e calçados também estão sofrendo com a crise do transporte marítimo, e com o Natal chegando talvez não tenham mercadoria suficiente para suprir a demanda.

Toda essa escassez acaba gerando aumento de preços.

O futuro

No momento é difícil prever o que pode acontecer nos próximos meses, porém alguns empresários arriscam dizer que o problema dos transportes marítimos ainda vai durar mais de um ano até ocorrer a normalização. Até lá vamos conviver com incertezas e possíveis aumentos de preços.

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital