Global Netowrk Image - A Empresa B e a Nova Economia

Empresa B é um novo tipo de corporação que possui como objetivo criar valor para todos os envolvidos (stakeholders) e não apenas para os acionistas. O objetivo é gerar valor para toda a cadeia, consumidores, fornecedores e acionistas. A Empresa B é fortemente orientada a um propósito.

O “B” significa benefício, vem do termo Benefit Corporation.

A Empresa B é uma empresa privada que usa seu poder para criar um benefício público, um impacto positivo do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Precisamos prestar atenção nessas Empresas B… Devemos voltar a uma sociedade de stakeholders que não dê vantagens excessivas a um tipo de stakeholder em detrimento dos outros.

Bill Clinton

Como surgiu o movimento das Empresas B?

O movimento B Corp nasceu nos Estados Unidos, no ano de 2006, foi fundado por Jay Coen Gilbert que criou o B Lab, uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas que acreditam poder gerar desenvolvimento socioambiental e econômico.

Será que o seu negócio pode servir a um propósito maior?

Quais práticas podemos usar de tal forma a criar um negócio melhor para os clientes, funcionários, comunidade e acionistas?

Trabalho e propósito para as novas gerações

Os millenials (nascidos entre 1981-1998) já constituem 50% da força de trabalho no mundo, e essa geração vai exigir muito mais do que um emprego, eles querem trabalhar por um propósito.

Recente pesquisa da Masdar Company, com jovens da geração Z  (18 a 25 anos) do mundo inteiro destaca os seguintes dados:

  • 59%  dos jovens afirmaram que gostariam de trabalhar ou estudar em uma área relacionada com a sustentabilidade.
  • 40 % dos entrevistados consideram a emergência climática como uma das maiores preocupações. É importante citar que a esta preocupação com o clima ficou a frente da economia(34%), terrorismo(32%), pobreza e desigualdade (29%) e do desemprego( 29%).
  • 63% da geração Z pensa em energia solar e considera que esta deve ser a energia prioritária fonte para o futuro de seu país.
  • 46% querem que seu país se concentre na energia eólica. Na Alemanha e o Reino Unido é o tipo de energia preferida entre os jovens.
  • 37% dos jovens depositam suas esperanças hidroeletricidade.

Não podemos esquecer que estes jovens são também consumidores, não só do futuro, mas do presente. O mundo mudou e as empresas vão ter que mudar para atender a essa demanda relacionada com sustentabilidade.

Certificação de Empresa B no Brasil

Atualmente o Brasil é o segundo país com mais empresas B certificadas ( 144) na América Latina, perde apenas para o Chile que possui 173 empresas certificadas.

Entre as empresas certificadas no Brasil aproximadamente 70% são pequenas e médias, mas também existem gigantes como a Natura.

Um detalhe importante é que a Natura foi a primeira empresa de capital aberto a ser certificada como Empresa B em todo o mundo.

“Ao integrar o grupo de B Corps, a Natura quer fortalecer um movimento global de empresas que põe seus negócios em benefício de um mundo melhor, em que a ambição legítima de crescer e gerar lucro deve se conciliar com a virtude de promover riqueza para a sociedade como um todo, trazendo impacto positivo nos âmbitos financeiro, social e ambiental.”

João Paulo Ferreira – presidente da Natura

Benefícios de ser Empresa B para o empreendedor

O Sistema B aponta uma série de benefícios para as empresas certificadas:

  • Melhoria contínua;
  • Divulgação;
  • Intercambio e aprendizagem permanente;
  • Atração de talentos;
  • Atrair investidores;
  • Fazer parte de uma comunidade com valores compartilhados;
  • Vendas para outras empresas B.

As melhores empresas PARA o mundo

As Empresas B querem ser as melhores empresas para o mundo e não somente as melhores empresas do mundo.

Conclusão

A questão da sustentabilidade ganhou extrema relevância para grande parte da população, principalmente para os jovens.uma vez que a emergência climática é um problema global.

A sustentabilidade caminha a passos largos para tornar-se um requisito obrigatório para os negócios. A certificação de Empresa B é uma tendência que vem crescendo em todo o mundo.

Os investidores estão reagindo a esse fenômeno e com toda a certeza, cada vez mais existe capital disponível para modelos de negócios sustentáveis. Em pesquisa  da Accenture 93 %dos CEOs declararam que a sustentabilidade é importante para o futuro sucesso de suas empresas.

A nova geração de consumidores, trabalhadores e empreendedores tem necessidades específicas muito diferentes das gerações anteriores.

As pessoas querem alinhar os valores pessoais e corporativos, como resultado disso, as organizações necessitam prover não somente ganhos financeiros, mas recompensas que maximizam o valor compartilhado.

Até a próxima!

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital

Se você gostou deste artigo, talvez tenha interesse no assunto relacionado: Economia Circular.

Referências:

Honeyman, Ryan. O Manual da Empresa B: Como usar os negócios como força para o bem . EDITORA VOO. Edição do Kindle.

https://masdar.ae/en/strategic-platforms/youth-4-sustainability/gen-z-survey

https://exame.abril.com.br/negocios/sistema-b-ajuda-a-transformar-boas-intencoes-das-empresas-em-acoes/

https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade/b-corp-certificacao-comprova-que-natura-alia-crescimento-e-promocao-do-bem-estar-social-e-ambiental

http://ois.sebrae.com.br/boaspraticas/b-corp/

https://sistemab.org/oportunidades-de-empresas-b/

https://rosanajatoba.blogosfera.uol.com.br/2020/02/19/geracao-z-tem-uma-visao-de-urgencia-sobre-a-protecao-do-meio-ambiente/