A evolução da profissão de contador

A profissão do Contador é tão antiga quanto a origem do “Homo Sapiens”. Temos registros que a existência da Contabilidade há certa de 4.000 anos a.C.

A evolução da profissão de contador vem ocorrendo de maneira veloz nos últimos tempos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta profissão fascinante neste artigo.

O início e a evolução da profissão de contador

A profissão do Contador é tão antiga quanto a origem do “Homo Sapiens”. Temos registros que a existência da Contabilidade há certa de 4.000 anos a.C.

O grande facilitador do conhecimento da Contabilidade foi Frei Luca Pacioli, tendo publicado em Veneza, Itália, por volta de 1.494, na linguagem do país e não mais em latim, como era comum na época quando se referia a grandes obras.

Portanto, com a publicação da “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportinalita”, destacando-se para a história da Contabilidade “Tractus de Computis e Scripturis”, tornou o entendimento da Contabilidade com muito mais facilidade.

Entretanto temos um divisor de águas, Contabilidade antiga e Contabilidade moderna, isto ocorreu em 1.202 quando Frederico Melis, citado por Leonardo Fibonacci em sua obra “Liber Abaci” estabeleceu esse limite de antiga e moderna.

Imagino que a Contabilidade moderna iniciada em 1.202 perdura seus fundamentos até os dias de hoje, contudo a evolução na forma de executá-la transcendeu a muito.

A evolução da profissão de contador nos últimos anos


No início de nossa carreira, década de cinquenta, estava em extinção a escrituração manual, os livros Diários escritos com uma caligrafia esmerada, passando a escrituração ser feita por máquina eletromecânicas (Facit, Ruff, Ascota, Olivetti, Remington), sendo que as contas eram datilografadas e os totalizadores eram fornecidos automaticamente por um sistema elétrico.

Entretanto na década de noventa começamos a assistir um avanço sem precedentes na forma de se executar a Contabilidade, com a vinda dos computadores personalizados e as impressoras matriciais. Aqui já estamos usando disquetes 5 ¼, depois de 3 ¼ , winchesters de 20, 40, 80 mega bytes, etc. Que avanço fantástico, o ambiente tinha que ser climatizado, pois as máquinas não suportavam altas temperaturas.

Mas na verdade esse período durou muito pouco, porque os avanços foram exponenciais. A cada ano novas novidades na forma de processamento.

A par da evolução na escrituração contábil veio também a inserção do Brasil, junto com mais de cem países, a adoção do IFRS (International Financial Reporting Standards), isto é, Normas Internacionais de Contabilidade, onde a Contabilidade é padronizada em todos esses países, ficando os Demonstrativos Financeiros iguais a uma partitura musical, todos os países aderentes da padronização conversam na mesma linguagem universal.

Por outro lado o Governo não perdeu tempo em 2007 começou sua caminhada adotando a Nota Fiscal eletrônica o primeiro passo para introduzir o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, de lá para cá não parou de introduzir sistemas eletrônicos para o controle do erário público, pois a máquina governamental se tornou gigantesca, como uma das últimas obrigações governamental estamos concluindo o e-Social e DCTFWEB, onde todos os empregados serão monitorados dois dias antes de serem admitidos na empresa até o dia da sua demissão.

Quanto a DCTFWEB uma vez a empresa cadastrada, todos os impostos gerados pela empresa serão gravados e enviados automaticamente ao sistema fiscal do governo, gerando desse modo, um contas a receber de imposto mensal do governo.

Assim, a profissão do Contador que inicialmente era feita tudo fisicamente, que demandava um tempo enorme para sua conclusão, hoje tudo é feito por softwares, com eficientes aplicativos, nas nuvens, em tempo real.

Isto estamos falando no primeiro semestre de 2019, quanta coisa há de vir daqui para frente?



Doc Contabilidade Empresarial
Domingos Orestes Chiomento