A nova cultura empreendedora
- 26 de outubro de 2020
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Uma nova cultura empreendedora surgiu no início deste século.
Nos últimos vinte anos a velocidade das mudanças tem acelerado de forma nunca antes vista na história.
Novas tecnologias surgiram e seus efeitos exponenciais estão sendo sentidos nos mercados, na sociedade e na forma como empreendemos na atualidade.
Cultura empreendedora e tecnologia
Big Data, internet das coisas, inteligência artificial, robótica, mobile, cloud computing, energias renováveis, nanotecnogia estão cada vez mais ganhando espaço, sendo necessário atualizar-se e adaptar-se.
As oportunidades estão lá fora, mas exigem do empreendedor criatividade, flexibilidade e experimentação de novos modelos de negócios a fim de criar, ofertar e captar valor.
No vídeo a seguir podemos ver como as mais diferentes gerações tem encontrado oportunidades de empreender.
Para vencer o desafio de reinventar seu negócio, a inovação tem papel preponderante.
Por que inovar?
As empresas necessitam inovar por vários motivos, porém sucintamente podemos dizer que as empresas buscam inovar para:
- manter-se competitivas;
- aproveitar oportunidades;
- reagir à concorrência;
- buscar crescimento.
As mais diferentes gerações tem criado oportunidades
Hoje as novas tecnologias permitem aos jovens inovar e empreender com um custo muito menor do que no passado recente.
Também há mais capital disponível para investimento em startups e empresas criativas.
Novas gerações estão enfrentando esse desafio e criando valor para as pessoas.
A criação de novos modelos de negócios é feita necessariamente de forma colaborativa e as novas gerações são mais receptivas ao trabalho colaborativo.
As estruturas da era industrial estão ultrapassadas
Grandes estruturas hierárquicas tornam-se obsoletas na economia do século XXI.
O excesso de graus hierárquicos dificulta a inovação, a tomada de decisão, a experimentação e a conexão entre os diversos setores.
“O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência em si – é agir com a lógica de ontem.”
Peter Drucker
Em vez de estruturas piramidais de hierarquia precisamos de estruturas em rede, como se fossem conexões de um cérebro.
Conexão entre setores e foco no cliente
As empresas precisam compreender a necessidade de estabelecer conexões entre diversos setores a fim de criar modelos de negócios bem sucedidos.
Neste cenário é de suma importância aprender a ter foco no cliente.
As grandes inovações em termos de modelo de negócio surgem quando aprendemos a ver segundo a ótica e a experiência do cliente.
Continuar enxergando apenas com seu modelo de negócios atual, muito provavelmente vai trazer melhorias incrementais e pequenas ganhos pontuais, porém não vai alterar muito o cenário ou trazer um grande crescimento.
Empreender é criar valor para os outros.
O desafio de uma nova cultura empreendedora
A questão que se apresenta é como conseguir implantar uma cultura de inovação, novos modelos de negócio e transformação digital enquanto a empresa continua em operação com seus produtos e mercados tradicionais.
Esse é o grande desafio que se apresenta para os líderes atuais.
Não há uma resposta simples para esse desafio, porém sabe-se que alguns ingredientes são necessários, tais como:
- Vontade real de mudar;
- Pessoal capacitado;
- Foco no cliente;
- Criatividade;
- Flexibilidade;
- Compreensão das novas tecnologias e das oportunidades que estas oferecem.
- Capacidade de adaptação;
- Capacidade de extrair resultados de informações que mudam em alta velocidade;
- Trabalho colaborativo;
- Não ter medo de errar.
Para vencer esse desafio precisamos de metodologias, gestão, uma grande rede de conhecimento e principalmente pessoas.
Inovação é sobre pessoas
Para conquistar novos mercados e progredir é de suma importância estabelecer uma nova cultura empreendedora com foco nas pessoas, na inovação e no cliente.
O mais importante a ser percebido é que inovação não é apenas tecnologia, inovação é sobre pessoas.
Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital