empreendedorismo e inovação

Uma nova cultura empreendedora surgiu no início deste século.

Nos últimos vinte anos a velocidade das mudanças tem acelerado de forma nunca antes vista na história.

Novas tecnologias surgiram e seus efeitos exponenciais estão sendo sentidos nos mercados, na sociedade e na forma como empreendemos na atualidade.

Cultura empreendedora e tecnologia

Big Data, internet das coisas, inteligência artificial, robótica, mobile, cloud computing, energias renováveis, nanotecnogia estão cada vez mais ganhando espaço, sendo necessário atualizar-se e adaptar-se.

As oportunidades estão lá fora, mas exigem do empreendedor criatividade, flexibilidade e experimentação de novos modelos de negócios a fim de criar, ofertar e captar valor.

No vídeo a seguir podemos ver como as mais diferentes gerações tem encontrado oportunidades de empreender.

Para vencer o desafio de reinventar seu negócio, a inovação tem papel preponderante.

Por que inovar?

As empresas necessitam inovar por vários motivos, porém sucintamente podemos dizer que as empresas buscam inovar para:

  • manter-se competitivas;
  • aproveitar oportunidades;
  • reagir à concorrência;
  • buscar crescimento.

As mais diferentes gerações tem criado oportunidades

Hoje as novas tecnologias permitem aos jovens inovar e empreender com um custo muito menor do que no passado recente.

Também há mais capital disponível para investimento em startups e empresas criativas.

Novas gerações estão enfrentando esse desafio e criando valor para as pessoas.

A criação de novos modelos de negócios é feita necessariamente de forma colaborativa e as novas gerações são mais receptivas ao trabalho colaborativo.

As estruturas da era industrial estão ultrapassadas

Grandes estruturas hierárquicas tornam-se obsoletas na economia do século XXI.

O excesso de graus hierárquicos dificulta a inovação, a tomada de decisão, a experimentação e a conexão entre os diversos setores.

“O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência em si – é agir com a lógica de ontem.”

Peter Drucker

Em vez de estruturas piramidais de hierarquia precisamos de estruturas em rede, como se fossem conexões de um cérebro.

Conexão entre setores e foco no cliente

As empresas precisam compreender a necessidade de estabelecer conexões entre diversos setores a fim de criar modelos de negócios bem sucedidos.

Neste cenário é de suma importância aprender a ter foco no cliente.

As grandes inovações em termos de modelo de negócio surgem quando aprendemos a ver segundo a ótica e a experiência do cliente.

Continuar enxergando apenas com seu modelo de negócios atual, muito provavelmente vai trazer melhorias incrementais e pequenas ganhos pontuais, porém não vai alterar muito o cenário ou trazer  um grande crescimento.

Empreender é criar valor para os outros.

O desafio de uma nova cultura empreendedora

A questão que se apresenta é como conseguir implantar uma cultura de inovação, novos modelos de negócio e transformação digital enquanto a empresa continua em operação com seus produtos e mercados tradicionais.

Esse é o grande desafio que se apresenta para os líderes atuais.

Não há uma resposta simples para esse desafio, porém sabe-se que alguns ingredientes são necessários, tais como:

  • Vontade real de mudar;
  • Pessoal capacitado;
  • Foco no cliente;
  • Criatividade;
  • Flexibilidade;
  • Compreensão das novas tecnologias e das oportunidades que estas oferecem.
  • Capacidade de adaptação;
  • Capacidade de extrair resultados de informações que mudam em alta velocidade;
  • Trabalho colaborativo;
  • Não ter medo de errar.

Para vencer esse desafio precisamos de metodologias, gestão, uma grande rede de conhecimento e principalmente pessoas.

Inovação é sobre pessoas

Para conquistar novos mercados e progredir é de suma importância estabelecer uma nova cultura empreendedora com foco nas pessoas, na inovação e no cliente.

O mais importante a ser percebido é que inovação não é apenas tecnologia, inovação é sobre pessoas.

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital

 

Como inovar na sua empresa?