Sociedade 5.0

Sociedade 5.0 é um termo que foi apresentado pelo governo japonês em 2016 ao lançar o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia.

A Sociedade 5.0 visa equilibrar crescimento econômico com a resolução de problemas sociais por meio de tecnologia.

Como funciona a Sociedade 5.0?

A organização social da Sociedade 5.0 tem como princípio a utilização de tecnologias de ponta como:  Inteligência Artficial, IoT, Big Data, entre outras para resolução de problemas do ser humano.

Na prática, a Sociedade 5.0 busca resolver problemas da vida real das pessoas com uso da tecnologia, focando no bem estar do ser humano.

Os valores da Sociedade 5.0

Os 3 principais valores da Sociedade 5.0 são:

  • Qualidade de vida;
  • Inclusão;
  • Sustentabilidade;

Os valores citados acima são premissas para a adoção de tecnologias no conceito da Sociedade 5.0.

Qualidade de vida

A qualidade de vida está diretamente ligada ao bem estar do ser humano.

A ideia é usar as tecnologias para que o ser humano possa viver com conforto e segurança mesmo até uma idade mais avançada.

Inclusão social

A inclusão é um fator chave para permitir que todos tenham acesso aos benefícios trazidos pelas novas tecnologias, e não somente as camadas mais abastadas da população.

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um valor muito importante para evitar a degradação do planeta que hoje já sofre as consequências das mudanças climáticas e extinção das espécies.

De onde vem o nome Sociedade 5.0?

O nome origina-se de uma continuação na evolução da sociedade humana que já passou por 4 estágios

  • Sociedade da caça (1.0)
  • Sociedade da agricultura (2.0)
  • Sociedade industrial (3.0)
  • Sociedade da informação (4.0)

A Sociedade 5.0 é uma nova fase, é uma evolução da Sociedade 4.0 onde hiperconexão das tecnologias leva um modo de vida focado no bem estar do ser humano, mais sustentável e com eficiência energética.

Atualmente estamos em uma fase de transição da Sociedade 4.0 para a 5.0, isso é um processo natural e as duas vão coexistir durante um longo tempo.

Os problemas e desafios da sociedade 5.0 no Japão

O governo japonês identificou os principais problemas que o país vem sofrendo e como pretende usar a tecnologia para resolver ou pelo menos reduzir os efeitos desses problemas. Alguns problemas enfrentados pelo Japão são:

  • Desafios ambientais;
  • Concentração urbana;
  • Declínio da taxa de natalidade;
  • Envelhecimento da população;
  • Falta de mão de obra;
  • Revitalização regional;

O maior desafio para a implantação da sociedade 5.0 não é tecnológico, pois as tecnologias necessárias já existem e estão sendo aprimoradas cada vez mais.

O grande desafio é quebrar a mentalidade individualista das pessoas e passar a ter uma mentalidade de colaboração a fim de alcançar o bem comum para todos.

Tecnologia a favor das pessoas

O Japão busca uma transformação estrutural aplicando o conceito de Sociedade 5.0.

No caso do Japão há um grande problema social com o envelhecimento da população que requer cada vez mais cuidados médicos e gastos com infraestrutura adequada a uma população mais idosa.

Como dar maior qualidade de vida para uma população com muitos idosos?

A resposta está no uso massivo de tecnologias como IA, Big Data e robótica no dia a dia das pessoas.

Novas tecnologias médicas e de comunicação permitirão aos pacientes receberem tratamento médico de ponta a custos mais acessíveis.

Equipamentos que permitem que pessoas com problemas físicos consigam fazer tarefas rotineiras estão sendo criados e aperfeiçoados cada vez mais.

Como diminuir os problemas ambientais com a alta demanda de energia?

A inovação tecnológica anda de mãos dadas com a transformação estrutural na Sociedade 5.0

O investimento em energias limpas como a energia solar e a eólica tem seu lugar nesse cenário, enquanto o país tenta reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A Inteligência Artificial, juntamente com IoT e Big Data compõem um sistema de gerenciamento de energia inteligente que tem sido usado tanto para otimizar o uso da energia como também para reduzir desperdícios de diversas formas, seja através da otimização de rotas de entrega, seja diminuindo o custo do transporte público.

Veículos autônomos com alta eficiência energética estão sendo testados no transporte público e de cargas.

As cidades inteligentes

As cidades inteligentes (smart cities) estão diretamente relacionadas com a Sociedade 5.0 pois a maioria das pessoas vive em cidades e no Japão não é diferente.

Uma cidade inteligente utiliza a coleta de dados para gerenciar seus ativos e recursos de forma eficiente e sustentável.

O Japão estudou e buscou inspiração em soluções para cidades inteligentes em todo o mundo e cita algumas em seu estudo sobre a Sociedade 5.0.

Barcelona na Espanha: Destaque no uso de dados coletados através de sensores para o atendimento de serviços urbanos como sistemas de transporte, coleta de lixo e estacionamento em locais públicos.

Santander (Espanha): Uso de captura de dados para monitorar o ambiente da cidade. Os dados são obtidos por sensores e IoT gerando dados para Big Data e posteriormente disponibilizados para uso dos serviços públicos da cidade.

O interessante é que os dados podem ser usados de forma livre para a criação de aplicações comerciais a fim de promover melhores serviços.

Copenhagen na Dinamarca é citada no estudo japonês como exemplo a ser seguido com Big Data Market. Os dados relativos a diferentes serviços tais como: transporte, energia, água, eventos. Esses dados são trocados no ciberespaço entre usuários e a cidade, inclusive com a prefeitura e empresas privadas.

O objetivo é facilitar as oportunidades de negócios e reduzir a “pegada de carbono”. Copenhagen quer ser uma cidade neutra em carbono a partir de 2025, por isso o Big Data tem priorizado a análise de dados para fins ecológicos efetivos.

San Francisco nos Estados Unidos é destaque pelo Portal de Dados Municipais. Os dados são relacionados a planejamento urbano, transporte, moradia, crime e desastres.

A cidade também lançou vários aplicativos que usam os dados, inclusive um mapa 3D da cidade.

A iniciativa japonesa de smart city

O Japão tem feito diversos projetos pilotos de smart cities em uma área particular. Por exemplo: projetos com foco em inteligência de sistema de energia para pequenas cidades.

Ferramentas de analise de dados em Big Data estão sendo desenvolvidas para tornar a vida nas cidades mais confortável, além de auxiliar as comunidades locais a resolver seus problemas específicos.

Conclusão

O ser humano tem evoluído muito em tecnologia, porém ainda não conseguiu resolver seus problemas sociais e tem desgastado o meio ambiente do planeta de forma contínua.

A iniciativa da sociedade 5.0 é importante porque associa o bem estar do ser humano ao bem estar do planeta e a favor da inclusão social.

É uso da tecnologia para criar um ambiente melhor para todos.

As tecnologias para esse fim existem em abundância cabe ao homem usá-las para o bem da sociedade e aos governos tomar a iniciativa para coordenar o esforço e facilitar as iniciativas desse novo modelo de sociedade focando em qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

Eduardo Rodriguez Casavella

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios

Referências:

Hitachi-UTokyo Laboratory(H-UTokyo Lab.). Society 5.0: A People-centric Super-smart Society (p. 263). Springer Singapore. Edição do Kindle.

A indústria 4.0