A velocidade do mundo VUCA

VUCA é um termo que tem seu original em um acrônimo da língua inglesa: volatility, uncertainty, complexity, ambiguity, que traduzimos como: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

O termo VUCA surgiu originalmente nos orgãos militares dos USA, e depois foi se espalhando para o contexto do mundo corporativo, principalmente depois de 2010.

VUCA diz respeito em termos corporativos a fatores que estão influenciando o ecossistema empresarial e que refletem o  momento que vivemos no mundo de hoje.

VUCA? Que mundo é esse?

É cada vez mais acelerado (alta velocidade das mudanças), são muitas mudanças em volume e escala, portanto volátil.

É imprevisível, pois não sabemos exatamente o que vai acontecer, fica muito difícil fazer previsões devido à alta volatilidade.

É complexo porque apresenta múltiplas variáveis interdependentes, por isso fica mais complicado tomar uma decisão. A  mudança de uma variável afeta outra, consequentemente altera o equilíbrio de todo o sistema, sendo assim, é complicado estabelecer um relação de causa e efeito. A complexidade afeta muito o ambiente dos negócios.

É ambíguo porque existem múltiplas possibilidades de interpretação das condições em nosso entorno, assim sendo, pode levar a indefinições e dificultar a compreensão da realidade.

O mundo VUCA veio para ficar, ele é o novo “normal” no ambiente de negócios e já faz algum tempo.

As consequências da mudança

A mudança tecnológica trouxe consequências para a sociedade e para economia, nasceram novos hábitos de consumo e novos modelos de negócio. Aconteceram  mudanças na hierarquia das empresas com o surgimento de novas formas de gestão tais como: gestão horizontal,  holocracia,  cocriação entre outras.

A quantidade de informação gerada diariamente é muito grande e o ritmo da mudança é extremo. Todos os dias temos novas informações, novos problemas, bem como novas oportunidades.

Segundo Ray Kurzweil fundador da Singularity University, estamos vivendo a era do crescimento exponencial, isto significa que o ritmo da mudança vai acelerar cada vez mais.

Como lidar com a VUCA?

Para combater a volatilidade é necessário ter visão. Uma visão clara que comunique para onde a organização está indo.

Para mitigar a incerteza é preciso entendimento, flexibilidade, ser capaz de analisar a situação, ouvir opiniões e principalmente estar aberto a novas soluções.

A complexidade deve ser combatida com clareza. Clareza no sentido de “clarear a situação”, encontrar um sentido, colaborar com a equipe e buscar uma solução.

A ambiguidade pode ser anulada pela agilidade. Agilidade para comunicar-se rapidamente, ouvir, envolver a todos na busca pela solução.

Competências importantes

Neste mundo em rápida transformação os profissionais que empresa possui são seu maior diferencial, por isso é necessário gerenciar competências.

A competência refere-se à capacidade que um colaborador tem de colocar em prática seus conhecimentos, habilidades e atitudes de forma a desempenhar tarefas com eficácia e gerar resultados para a empresa.

É primordial  buscar, treinar e avaliar os colaboradores com a finalidade de desenvolver as competências alinhadas com as necessidades da empresa

Para lidar com esse mundo altamente competitivo e em rápida transformação algumas competências são muito importantes como veremos a seguir.

Flexibilidade cognitiva

Antes de mais nada, precisamos falar da flexibilidade cognitiva. Em função da volatilidade do mundo VUCA, precisamos ter mais rapidez para nos adaptar às mudanças.  A flexibilidade cognitiva é essencial, pois está relacionada com a capacidade de aprender continuamente e “pensar fora da caixa”.

Pensamento crítico

Pensamento crítico é fundamental para identificar enfrentar desafios, identificar novas oportunidades, conhecer suas potencialidades assim como buscar soluções criativas;

Inovação

Inovação e capacidade de execução são essenciais. Inovar não significa necessariamente inventar algo completamente novo, criar tudo do zero. Inovar é primordialmente preencher uma demanda reprimida com um produto de qualidade, viável, com a finalidade de gerar valor.

A execução da ideia é tão ou mais importante do que a ideia. Não adianta nada ter uma ideia maravilhosa e não implementar porque isso não gera valor algum. É necessário disciplina e método para fazer inovação.

A genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Thomas Edison

Foco no ser humano

As pessoas interagem com pessoas, é preciso criar conexões entre elas. Para criar essa conexão é preciso ter empatia, ser autêntico e ter inteligência emocional. A empresa deve estar voltada para o cliente, encantar, ter um “algo a mais”, aquele “toque especial”. A ideia é criar um relacionamento duradouro com o cliente.

Os negócios acontecem entre pessoas, consequentemente a equipe da empresa deve ter habilidade e inteligência emocional para negociar e lidar com o cliente.

Preparar a organização para o mundo VUCA é muito importante e exige muito comprometimento por parte de todos. Uma competência essencial é a inovação. Quer saber mais sobre inovação e como desenvolvê-la na sua empresa? Leia nosso post sobre inovação clicando aqui.

Até o próximo artigo!

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital