Contabilidade - como evitar erros contábeis

Manter a Contabilidade em ordem deve ser uma das prioridades dos empreendedores, entretanto com as atribuições do dia a dia, as frequentes mudanças nas legislações e a enorme burocracia torna-se comum cometer erros e equívocos que até podem inviabilizar o negócio.

Por isso, a DOC Contabilidade Empresarial elencou as principais falhas contábeis cometidas pelas empresas, as quais podem impedir que estas alcancem o crescimento desejado. Vamos a elas:

Certo x errado: a primeira observação é que, quando se trata de números, não existe nem “meia certeza” nem talvez. A Contabilidade é uma Ciência, e sendo uma Ciência requer dados certos, informações precisas e exatidão em todos os sentidos. Um equívoco nos números, por exemplo, em uma declaração, pode afetar o fluxo de caixa ou atrair a atenção da autoridade fiscal sem necessidade.

Finanças pessoais x empresariais: essa mistura fatal é comumente utilizada nas empresas de pequeno e médio porte. Tudo porque pagar contas pessoais com recursos da pessoa jurídica faz com que o empreendedor perca o freio.

Atenção aos livros contábeis: através deles, o gestor da empresa acompanha os registros de peculiaridade financeira; sendo assim é muito importante mantê-los em dia, com as informações de conciliações, extratos, demonstrativos e contas. Além disso, por meio deste instrumento, é possível fazer um planejamento econômico e tributário mais assertivo.

Cuidado com softwares e soluções automáticas: sabemos que os programas contábeis e empresariais estão muito avançados, mas não se faz nada sem uma pessoa por trás. Então, não adianta ter o melhor software se as informações que serão lá colocadas não são checadas. Com certeza, isso demandará tempo e gastos de última hora para apagar o incêndio.

Guarda de documentos: organizar arquivos é uma premissa elementar para o sucesso de uma empresa. Então, os documentos fiscais e os recibos devem ser guardados sempre, pois comprovam a veracidade daquilo que foi declarado.

Serviço contábil qualificado: se todos os quesitos anteriores estiverem cumpridos, mas a Contabilidade não for adequada, o empresário terá problemas, cedo ou tarde .

Portando é fundamental contratar um serviço de acordo com a gestão econômica e fiscal da empresa. E mais: não é recomendável que o próprio empreendedor – que já exerce muitas outras funções essenciais – fique responsável pelas atividades contábeis. Quando se tem muitas responsabilidades e poucos conhecimentos sobre um setor, em especial o contábil, fica mais fácil cometer erros.

A DOC Contabilidade, que já atua no mercado há mais de 56 anos, conhece bem esse universo e está acostumada a lidar com questões contábeis, tributárias, trabalhistas, previdenciárias e econômicas de maneira focada e atenta. Além de ser sua especialidade orientar o empresário sobre a manutenção e organização da documentação, o uso de programas e recursos apropriados e ainda deliberar de modo rápido e eficiente os percalços que sempre aparecem no caminho.

“Nós, da DOC Contabilidade Empresarial, sabemos que errar é humano, e acreditamos que auxiliar quem cometeu imprecisões é mais humano ainda, afinal ter a oportunidade de reparar os erros é um sinal de sabedoria e bom andamento do negócio,” comentou Domingos Orestes Chiomento, fundador e diretor presidente da DOC Contabilidade Empresarial.

Entre em contato e tenha um atendimento profissional, humano e diferenciado: http://doccontabilidade.com.br

Empresa de contabilidade na era 4.0