Como inovar

Como inovar na sua empresa?

Como criar um ambiente estimulante e inovador? Afinal, como inovar na sua empresa?

A Professora Melissa Shilling da Universidade de Nova York, tem uma definição muito precisa sobre inovação:

“Inovação é o ato de introduzir um novo dispositivo, método ou material para aplicação em objetivos comerciais ou práticos.”

Esta é uma excelente definição para inovação pois deixa bem claro que a inovação tem que ter um efeito prático,  uma aplicação tangível: pode ser um novo carro, um par de chinelos ecológicos, um novo método de produção ou um smartphone.

A inovação também pode referir-se a uma nova forma de fazer algo, como por exemplo uma nova forma de transporte, um método que reduza o consumo de água na agricultura ou um novo modelo de negócios.

O fato é que para inovar é preciso encontrar novas formas de resolver problemas.

Inovação X Criatividade

Criatividade e inovação são coisas diferentes, embora a combinação das duas é o que gera o grande diferencial.

Criatividade diz respeito a criar novas ideias.

A inovação é diferente pois tem a ver com a execução das idéias de modo a criar valor. De nada adiante ter grandes ideias se elas não são executadas. De fato é importante frisar que a inovação tem que ser útil.

A inovação traz uma vantagem competitiva para as empresas, criando novos mercados e aumentando a margem de lucro.

“A arte da descoberta não reside em buscar novas paisagens, mas em ter novos olhos”

Marcel Proust

Inovação no produto

Inovar no produto está diretamente ligado  com a inovação de produtos físicos, produtos tangíveis. Por exemplo um novo par de pneus com durabilidade 50% maior que os concorrentes.

Pode ser também um novo tipo de material como a madeira translúcida. A madeira translúcida é uma mistura de madeira sem lignina com polímero e apresenta uma novidade em aplicações estéticas na arquitetura. Foi uma invenção de professores da Universidade de Estocolmo.

Veja mais sobre a madeira translúcida em : https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160401_cientistas_madeira_transparente_rm

Inovação no serviço

Serviços geralmente não são tangíveis. Por exemplo: a Dell inovou ao permitir que os consumidores customizassem os  computadores que compravam. O produto não era necessariamente inovador, mas a inovação estava justamente no serviço de venda.

Inovação no processo

Inovação no processo está ligada à forma como os processos internos da empresa são feitos. Uma nova forma de trabalho que torne o processo mais rápido e simples é uma inovação no processo. Exemplo: Leitura de código de barras no caixa ao invés de digitar o código do produto.

A inovação pode ser feita através da recombinação de tecnologias existentes em um formato novo. Uma coisa interessante é que a inovação gera mais inovação produzindo um efeito em cascata. Vejamos um exemplo a seguir.

Inovação no produto: Luz de led.

Inovação no processo: Uso da luz de led utilizada em estufas para produzir alimentos.

Você já notou que as inovações tecnológicas estão afetando setores inteiros? Veja a agricultura utilizando GPS, drones, 4G, sensores, etc em seus processos trazendo cada vez mais produtividade e valor agregado. Toda essa inovação só é possível graças a um trabalho colaborativo e criativo feito por pessoas capacitadas.

Como fazer inovação na sua empresa

Quando falamos de inovação normalmente as pessoas pensam em tecnologias revolucionárias, androides superinteligentes, carros voadores, porém a inovação tem mais a ver com pessoas do que com tecnologia. Sabe por quê? Porque são as pessoas que geram novas ideias e fazem a inovação acontecer. Sem gente capacitada não tem inovação.

Valorize as pessoas

A inovação tem a ver com pessoas, portanto se você quer criar uma cultura de inovação em sua empresa comece valorizando as pessoas.

Aprenda a ouvir

É necessário ouvir as idéias e opiniões dos colaboradores para incentivar a criatividade e criar um ambiente que resulte na inovação. Esteja aberto às novidades e você vai ouvir ideias muito boas.

Respeite as diferenças

Ninguém é obrigado a concordar com opiniões que divergem das suas, mas ouvir com respeito e evitar discriminar quem pensa ou tem um estilo diferente do seu faz parte do processo a fim de criar um ambiente onde a ética e respeito devem prevalecer.

Incentive a colaboração

Colaboração entre as pessoas e diálogo são essenciais em ambientes inovadores, sem esses fatores a inovação não prospera.

Recompense as boas idéias

Quanto mais as pessoas são estimuladas e respeitadas, mais elas participam. Prêmios, concursos e outros incentivos mantém a cultura da inovação com a chama acesa.

Invista na capacitação contínua das pessoas

Uma equipe bem treinada e capacitada em novas tecnologias é fundamental para que a inovação aconteça. Também muito importante é o desenvolvimento de habilidades comportamentais como a comunicação, empatia, colaboração, inteligência emocional, etc. Estas habilidades comportamentais serão o grande fator de diferenciação, pois são fundamentais durante o processo de inovação

Esperamos que depois desta leitura sua empresa esteja mais preparada para inovar.

Além de inovar, também é muito importante que a sua empresa utilize indicadores de desempenho a fim de medir os resultados. Veja mais sobre indicadores aqui.

Até o próximo artigo!

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Tranformação Digital