Empresa de contabilidade na era 4.0

A evolução da escrituração contábil evoluiu do manuscrito para máquinas eletromecânicas, em seguida por processamento de dados.

A empresa de contabilidade chegou na era 4.0. Como comentei em artigo anterior a evolução da escrituração contábil evoluiu no manuscrito para máquinas eletromecânicas, em seguida por processamento de dados.

A empresa de contabilidade na era 4.0 e a evolução do contador

Uma vez adotada esta última forma de se fazer a escrituração, a tecnologia não parou mais de evoluir, de simples escrituração por processamento de dados dos livros fiscais isoladamente, passando pelo diário e razão; feitura da folha de pagamento, de modo de sua contabilização era feita manualmente, daí um passo muito grande para a execução de todos esses serviços informatizados de forma integrada.

De um trabalho quase que artesanal, serviço demorado, oneroso tanto para o cliente, como também para a equipe de profissionais que executavam, passou a ser mais rápido, com mais informações e muito mais assertivo.

Realmente estamos passando por mais uma grande revolução na forma de se executar os trabalhos e estamos assistindo nestes últimos dois anos uma injeção de enormes investimentos nas empresas de software, está causando um verdadeiro furor no meio contábil e não tem limites em trazer diariamente mais inovações.

A evolução do processamento de dados

Aliado a tudo isso temos a empresa contábil 4.0, isto é, a empresa sem papel, a grande verdade é que ainda estamos nos adaptando a todo esse movimento, contudo, essa ameaça já está na porta do nosso escritório, do nosso negócio. Basta sentir o mercado oferecendo startup de contabilidade que vem substituir o mercado tradicional da contabilidade artesanal, modernizando todo o sistema que vem agregar valor para o cliente a um curso mais em conta.

Paralelamente a todas essas mudanças, se faz necessário mudar o modelo mental do nosso cliente, para que ele consiga absorver toda essa evolução, bem como todo o segundo escalão que dá suporte às informações que são por ele inseridas no processo.

Outra grande necessidade é a mudança do perfil do profissional da contabilidade e de toda sua equipe na busca incessante de novas inteligências artificiais, big data, blockchain, a fim de acompanhar a nova realidade.

Doc Contabilidade Empresarial
Domingos Orestes Chiomento