Habilidades para trabalhar em Home Office
- 12 de junho de 2020
- 0
As habilidades para trabalhar em Home Office são essenciais para os colaboradores das empresas na atualidade.
A pandemia do Covid-19 trouxe um nova forma de organização do trabalho.
O Home Office que antes da pandemia era exceção tornou-se praticamente obrigatório devido ao isolamento social que foi necessário para preservar a saúde das pessoas.
Para executar bem o trabalho em Home Office é necessário desenvolver certas habilidades.
Quais são as habilidades para trabalhar em home office?
As habilidades interpessoais que vamos listar abaixo são competências fundamentais para o trabalho em Home Office. Abaixo listamos as principais:
- Comunicação;
- Empatia;
- Trabalho em equipe;
- Autonomia;
- Adaptação e flexibilidade.
Vamos analisar as habilidades para trabalhar em Home Office e o porque da sua importância na sequência, examinando brevemente cada uma delas.
Comunicação
Comunicar-se de maneira clara e eficaz é uma habilidade extremamente valorizada e muito útil no mundo dos negócios.
Essa habilidade inclui além de falar, escrever corretamente que é essencial na comunicação remota.
A comunicação clara e objetiva é fundamental para o trabalho, seja ele remoto ou presencial.
Empatia
É a capacidade de colocar-se no lugar do outro.
Essa habilidade é essencial para compreender as necessidades e expectativas das pessoas, sejam elas clientes ou colegas de trabalho.
A empatia facilita a resolução de problemas, pois você passa a entender a posição da outra pessoa e observar melhor as necessidades reais.
Por isso essa habilidade é útil tanto no gerenciamento de colaboradores quanto no trato com clientes.
Você precisa entender o outro para poder ajudá-lo.
Trabalho em equipe
Tem tudo a ver com colaboração, capacidade de lidar com pessoas diferentes e interagir com todos a fim de conquistar os objetivos da equipe.
Trabalhar em equipe também diz respeito a compartilhar conhecimento e construir soluções conjuntas.
É necessário pensar não somente na sua tarefa, mas também ajudar os colegas a conquistar os objetivos da empresa.
Autonomia
No sentido de ser capaz de auto organizar para resolver os problemas e não ficar esperando alguém que diga o que tem que ser feito.
É ter iniciativa de forma organizada e responsabilidade com os objetivos e resultados.
Adaptação e flexibilidade
As pessoas devem ser flexíveis no sentido de examinar e absorver novas ideias para adaptar-se a novas formas de solucionar os problemas da empresa.
Diz respeito também a adaptar-se às novas tecnologias e demandas do mercado e do cliente.
Atualmente aquela frase: “Sempre fizemos assim…” está completamente ultrapassada.
O mundo está mudando a uma velocidade nunca antes vista, quem não se adapta acaba fora do mercado.
Esperamos que este artigo tenha contribuído para ajudar a entender as habilidades que devem ser desenvolvidas para o trabalho em Home Office.
Doc Contabilidade
Para saber mais sobre com ser produtivo trabalhando em Home Office veja o artigo do quadro a seguir.
Referências
https://www.fuze.com/workforce-futures?video=workforce-futures
https://pt.wikipedia.org/wiki/Home_office