Habilidades para o trabalho em home office

As habilidades para trabalhar em Home Office são essenciais para os colaboradores das empresas na atualidade.

A pandemia do Covid-19 trouxe um nova forma de organização do trabalho.

O Home Office que antes da pandemia era exceção tornou-se praticamente obrigatório devido ao isolamento social que foi necessário para preservar a saúde das pessoas.

Para executar bem o trabalho em Home Office é necessário desenvolver certas habilidades.

Quais são as habilidades para trabalhar em home office?

As habilidades interpessoais que vamos listar abaixo são competências fundamentais para o trabalho em Home Office. Abaixo listamos as principais:

  1. Comunicação;
  2. Empatia;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Autonomia;
  5. Adaptação e flexibilidade.

Vamos analisar as habilidades para trabalhar em Home Office e o porque da sua importância  na sequência, examinando brevemente cada uma delas.

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Comunicação

Comunicar-se de maneira clara e eficaz é uma habilidade extremamente valorizada e muito útil no mundo dos negócios.

Essa habilidade inclui além de falar, escrever corretamente que é essencial na comunicação remota.

A comunicação clara e objetiva é fundamental para o trabalho, seja ele remoto ou presencial.

Empatia

É a capacidade de colocar-se no lugar do outro.

Essa habilidade é essencial para compreender as necessidades e expectativas das pessoas, sejam elas clientes ou colegas de trabalho.

A empatia facilita a resolução de problemas, pois você passa a entender a posição da outra pessoa e observar melhor as necessidades reais.

Por isso essa habilidade é útil tanto no gerenciamento de colaboradores quanto no trato com clientes.

Você precisa entender o outro para poder ajudá-lo.

Trabalho em equipe

Tem tudo a ver com colaboração, capacidade de lidar com pessoas diferentes e interagir com todos a fim de conquistar os objetivos da equipe.

Trabalhar em equipe também diz respeito a compartilhar conhecimento e construir soluções conjuntas.

É necessário pensar não somente na sua tarefa, mas também ajudar os colegas a conquistar os objetivos da empresa.

Autonomia

No sentido de ser capaz de auto organizar para resolver os problemas e não ficar esperando alguém que diga o que tem que ser feito.

É ter iniciativa de forma organizada e responsabilidade com os objetivos e resultados.

Adaptação e flexibilidade

As pessoas devem ser flexíveis no sentido de examinar e absorver novas ideias para adaptar-se a novas formas de solucionar os problemas da empresa.

Diz respeito também a adaptar-se às novas tecnologias e demandas do mercado e do cliente.

Atualmente aquela frase: “Sempre fizemos assim…” está completamente ultrapassada.

O mundo está mudando a uma velocidade nunca antes vista, quem não se adapta acaba fora do mercado.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para ajudar a entender as habilidades que devem ser desenvolvidas para o trabalho em Home Office.

Doc Contabilidade

Para saber mais sobre com ser produtivo trabalhando em  Home Office veja o artigo do quadro a seguir.

10 dicas para ser produtivo em home office

 

Referências

https://www.fuze.com/workforce-futures?video=workforce-futures

https://pt.wikipedia.org/wiki/Home_office