lean

O pensamento Lean ou a filosofia Lean, como queiram,  inspirou-se no Sistema Toyota de Produção – STP.

O princípio fundamental da filosofia Lean é maximizar valor e minimizar desperdício.

Atualmente o Lean é usado nas mais diversos contextos, tanto na indústria, como no comércio, serviços e até mesmo no setor governamental.

Motivos para adotar o Lean

Existem diversos motivos para adotar o pensamento Lean na sua organização, entre os principais benefícios do Lean podemos citar:

  • Aumento da satisfação do cliente.
  • Redução de desperdício.
  • Produção produtos/serviços de melhor qualidade em um prazo mais curto, portanto com retorno mais rápido.
  • Aumento da motivação das pessoas.

Como tudo começou

Após a Segunda Guerra Mundial o Japão passou por uma reconstrução econômica e física pois o país foi devastado pela guerra.

Para poder competir os carros americanos, os japoneses da Toyota elaboraram um novo conceito de produção, o Sistema Toyota de Produção  – STP – que visava eliminar estoques desnecessários, eliminar o desperdício e aumentar a produtividade.

O STP tinha como preceitos básicos o conceito de Just In Time e o Jidoka.

Just In Time

O Just In Time atua na gestão da produção de forma a gerenciar o processo da cadeia produtiva com máxima eficiência, reduzindo custos e desperdícios, além de produzir e entregar no momento certo para o cliente.

A ideia é entregar o que o cliente quer, no momento em que o cliente quer (Just in Time) e com a máxima qualidade possível.

Jidoka

Jidoka é a palavra japonesa para evitar a produção de produtos ou serviços defeituosos.

Produção enxuta

A produção enxuta –  Lean Manufacturing – valeu-se do Just In Time e da Jidoka na prática.

A produção enxuta foca em fazer tudo correto da primeira vez, perseguindo o ideal da produção sem desperdício, usando just in time, ou seja, fornecendo na hora que o cliente precisa e do jeito que o cliente precisa.

Vantagens

Ao invés de tentar empurrar produtos para o mercado, o STP faz  exatamente o contrário,  utiliza o sistema puxado, visando entregar somente aquilo que o cliente necessita. Isto traz vantagens como a adequação ao cliente, eliminação de estoques desnecessários e de desperdícios de recursos.

Os 5 princípios básicos do pensamento Lean

Os 5 princípios básicos do Lean são:

  1. Valor: descoberta dos requisitos que agregam valor para o cliente. Observe bem que este conceito tem que ser definido pelo cliente. A capacidade de gerar valor para o cliente é essencial para o sucesso do produto/serviço.
  2. Fluxo de Valor: representa os passos do produto ou serviço dentro da empresa. O fluxo de valor deve ser mapeado e analisado para eliminar os desperdícios.
  3. Fluxo contínuo: o fluxo deve ser contínuo e consistente, sem tempo de espera entre as etapas, sem estoques intermediários, passando de forma imediata de uma etapa a outra.
  4. Sistema de produção puxado: Tem como princípio limitar a quantidade de trabalho que será introduzida no sistema.  É a demanda do cliente que vai disparar a produção, sendo assim estaremos usando somente os recursos necessários e eliminando estoques desnecessários.
  5. Perfeição –  (Melhoria contínua): fazer certo da primeira vez,  melhorar continuamente e aprender com os erros. Para tanto é necessário um ambiente de transparência, feedback e respeito pelas pessoas.  Dentro do processo de melhoria contínua é preciso entender onde está o problema que faz com que a expectativa do cliente não tenha sido atingida, para tanto uma boa comunicação e um feedback verdadeiro são essenciais.

Acabando com o desperdício

O Lean foca na eliminação de quaisquer tipos de desperdício, tais como:

  1. Excesso de estoque: estoque em excesso gera custo desnecessário.
  2. Produção imprópria: gera desperdício por processamento inadequado
  3. Movimentação desnecessária: diminui a produtividade e gasta tempo.
  4. Retrabalho: desperdiça tempo, recursos e mão de obra
  5. Tempo de espera: espera demasiada entre as etapas da produção causa desperdício de recursos.
  6. Desperdício de conhecimento e habilidades dos trabalhadores.

Para acabar com o desperdício e gerar valor para o cliente, a Toyota valeu-se também do Kanban, Kaizen e PDCA.

Kanban

O Kanban foi utilizado, como forma de dar suporte à produção just in time. O Kanban,  é baseado em um cartão visual que ajuda a gerenciar o processo de produção e foi usado com perfeição como ferramenta de gestão no Sistema Toyota de Produção.

Kaizen

Segundo a Lean IT Association, Kaizen é a filosofia de melhorias na qual melhorias incrementais contínuas ocorrem durante um período contínuo, criando mais valor e menos desperdício, resultando em aumento de velocidade, redução de custos e melhoria de qualidade.

O Kaizen também faz parte da filosofia de trabalho do Sistema Toyota de Produção.

PDCA

A Toyota e muitas empresas utilizam o método PDCA como uma forma natural para a solução de problemas e eliminação de desperdícios em harmonia com o pensamento Lean.

Para saber mais leia abaixo nosso artigo sobre o ciclo PDCA.

Eduardo Casavella

Especialista em Gestão e Tecnologias da Qualidade

O Ciclo PDCA