O pensamento Lean e a produção enxuta
- 8 de agosto de 2022
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O pensamento Lean ou a filosofia Lean, como queiram, inspirou-se no Sistema Toyota de Produção – STP.
O princípio fundamental da filosofia Lean é maximizar valor e minimizar desperdício.
Atualmente o Lean é usado nas mais diversos contextos, tanto na indústria, como no comércio, serviços e até mesmo no setor governamental.
Motivos para adotar o Lean
Existem diversos motivos para adotar o pensamento Lean na sua organização, entre os principais benefícios do Lean podemos citar:
- Aumento da satisfação do cliente.
- Redução de desperdício.
- Produção produtos/serviços de melhor qualidade em um prazo mais curto, portanto com retorno mais rápido.
- Aumento da motivação das pessoas.
Como tudo começou
Após a Segunda Guerra Mundial o Japão passou por uma reconstrução econômica e física pois o país foi devastado pela guerra.
Para poder competir os carros americanos, os japoneses da Toyota elaboraram um novo conceito de produção, o Sistema Toyota de Produção – STP – que visava eliminar estoques desnecessários, eliminar o desperdício e aumentar a produtividade.
O STP tinha como preceitos básicos o conceito de Just In Time e o Jidoka.
Just In Time
O Just In Time atua na gestão da produção de forma a gerenciar o processo da cadeia produtiva com máxima eficiência, reduzindo custos e desperdícios, além de produzir e entregar no momento certo para o cliente.
A ideia é entregar o que o cliente quer, no momento em que o cliente quer (Just in Time) e com a máxima qualidade possível.
Jidoka
Jidoka é a palavra japonesa para evitar a produção de produtos ou serviços defeituosos.
Produção enxuta
A produção enxuta – Lean Manufacturing – valeu-se do Just In Time e da Jidoka na prática.
A produção enxuta foca em fazer tudo correto da primeira vez, perseguindo o ideal da produção sem desperdício, usando just in time, ou seja, fornecendo na hora que o cliente precisa e do jeito que o cliente precisa.
Vantagens
Ao invés de tentar empurrar produtos para o mercado, o STP faz exatamente o contrário, utiliza o sistema puxado, visando entregar somente aquilo que o cliente necessita. Isto traz vantagens como a adequação ao cliente, eliminação de estoques desnecessários e de desperdícios de recursos.
Os 5 princípios básicos do pensamento Lean
Os 5 princípios básicos do Lean são:
- Valor: descoberta dos requisitos que agregam valor para o cliente. Observe bem que este conceito tem que ser definido pelo cliente. A capacidade de gerar valor para o cliente é essencial para o sucesso do produto/serviço.
- Fluxo de Valor: representa os passos do produto ou serviço dentro da empresa. O fluxo de valor deve ser mapeado e analisado para eliminar os desperdícios.
- Fluxo contínuo: o fluxo deve ser contínuo e consistente, sem tempo de espera entre as etapas, sem estoques intermediários, passando de forma imediata de uma etapa a outra.
- Sistema de produção puxado: Tem como princípio limitar a quantidade de trabalho que será introduzida no sistema. É a demanda do cliente que vai disparar a produção, sendo assim estaremos usando somente os recursos necessários e eliminando estoques desnecessários.
- Perfeição – (Melhoria contínua): fazer certo da primeira vez, melhorar continuamente e aprender com os erros. Para tanto é necessário um ambiente de transparência, feedback e respeito pelas pessoas. Dentro do processo de melhoria contínua é preciso entender onde está o problema que faz com que a expectativa do cliente não tenha sido atingida, para tanto uma boa comunicação e um feedback verdadeiro são essenciais.
Acabando com o desperdício
O Lean foca na eliminação de quaisquer tipos de desperdício, tais como:
- Excesso de estoque: estoque em excesso gera custo desnecessário.
- Produção imprópria: gera desperdício por processamento inadequado
- Movimentação desnecessária: diminui a produtividade e gasta tempo.
- Retrabalho: desperdiça tempo, recursos e mão de obra
- Tempo de espera: espera demasiada entre as etapas da produção causa desperdício de recursos.
- Desperdício de conhecimento e habilidades dos trabalhadores.
Para acabar com o desperdício e gerar valor para o cliente, a Toyota valeu-se também do Kanban, Kaizen e PDCA.
Kanban
O Kanban foi utilizado, como forma de dar suporte à produção just in time. O Kanban, é baseado em um cartão visual que ajuda a gerenciar o processo de produção e foi usado com perfeição como ferramenta de gestão no Sistema Toyota de Produção.
Kaizen
Segundo a Lean IT Association, Kaizen é a filosofia de melhorias na qual melhorias incrementais contínuas ocorrem durante um período contínuo, criando mais valor e menos desperdício, resultando em aumento de velocidade, redução de custos e melhoria de qualidade.
O Kaizen também faz parte da filosofia de trabalho do Sistema Toyota de Produção.
PDCA
A Toyota e muitas empresas utilizam o método PDCA como uma forma natural para a solução de problemas e eliminação de desperdícios em harmonia com o pensamento Lean.
Para saber mais leia abaixo nosso artigo sobre o ciclo PDCA.
Eduardo Casavella
Especialista em Gestão e Tecnologias da Qualidade