o que é modelo de negócio

O que é modelo de negócio?

O empreendedor e consultor suíço Alexander Osterwalder,  conceitua modelo de negócio da seguinte forma:

Modelo de negócio é a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor.

Alexander Osterwalder

Tomando como base a definição acima ao elaborar um novo modelo de negócio, é muito importante refletir sobre as seguintes questões:

  • Como sua empresa cria valor?
  • Como sua empresa oferece valor?
  • Como sua empresa captura valor?

Parecem questões simples, porém, a realidade mostra que podem ser bem complexas na prática.

Finalidades a cumprir

Theodore Levitt professor da Harvard Business School criou o conceito de “finalidades a cumprir”.

Levitt utilizou esse conceito a fim de facilitar a criação da proposta de valor da empresa.

A seus alunos, Levitt costumava dar o seguinte exemplo para definir finalidades a cumprir:

“As pessoas não querem uma broca de 0,6 cm, elas querem um furo de 0,6 cm.”

Theodore Levitt

Como sua empresa cria valor?

Perceberam a sutileza do conceito de finalidades a cumprir?

O que o grande Mestre estava querendo ensinar é que a proposta de valor deve ser pensada na perspectiva do cliente.

Para criar valor é preciso estar aberto a ver com os olhos do cliente.

Os clientes vão se interessar se você tiver capacidade de resolver os problemas deles.

Como sua empresa oferece valor?

Para oferecer valor, além de ter um conceito que realmente crie valor para o cliente, é fundamental entregar o valor prometido com a regularidade necessária.

Para entregar o valor prometido a empresa precisa de um bom modelo operacional.

O alinhamento de pessoas, processos e tecnologia é fundamental para que um modelo operacional seja eficiente.

Como sua empresa captura valor?

A captura de valor diz respeito ao modelo financeiro necessário para sustentar o modelo de negócio.

Para capturar valor necessitamos responder questões como estas:

  • Quem paga pelo nosso produto e/ou serviço?
  • Quanto paga?
  • O que está sendo pago?
    • É um produto?
    • É um serviço?
    • É uma mistura de produto/serviço?
  • Como se dá o processo de compra?
  • Quem pode influenciar a decisão de compra?
  • Quais são os custos fixos?
  • Quais são os custos variáveis?
  • Quanto capital de giro é necessário?
  • Todos os custos estão sendo cobertos?
  • Há sobra de receita para reinvestir no modelo?
  • O modelo é sustentável?
  • O modelo é escalável?

Como vimos, essas questões são fundamentais no processo de captura de valor.

Exemplos de modelos de negócios

No vídeo a seguir, o professor Marcos Hashimoto explica o conceito de modelo de negócio usando exemplos práticos.

A importância da inovação

Para assegurar o futuro da empresa, a inovação constante em novos produtos, serviços e modelos de negócios é absolutamente fundamental a fim de mudar e crescer.

Para criar novos modelos de negócios é necessário um trabalho coletivo e colaborativo, isso não pode ser feito por robôs.

É o potencial criativo e flexível do ser humano que deve ser usado para inovar e criar novos modelos de negócios.

“Você nunca muda as coisas lutando contra o que já existe. Para mudar alguma coisa, construa um novo modelo que faça com que o modelo atual se torne obsoleto.”

Richard Buckminster Fuller

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital

A nova cultura empreendedora