Open Banking

Open Banking baseia-se no compartilhamento de informações dentro do sistema financeiro de forma segura e conforme a conveniência do usuário.

A ideia central  é o conceito que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições bancárias.

A União Europeia implementou o Open Banking em 2019, vários outros países já estão trabalhando nisso também.

Open Banking no Brasil

Em 2019 o Banco Central começou a incentivar a implementação do Open Banking no Brasil.

Open Banking está sendo implementado em fases e a implementação total deve terminar em 2021.

Cliente como ponto central

O cliente é o ponto central do Open Banking, as informações só podem ser compartilhadas com a sua autorização.

Objetivos:

  • Melhorar os serviços para os usuários;
  • Promover a inovação;
  • Melhorar a eficiência e a concorrência no sistema financeiro.

Open Banking é um modelo de negócios que permite que clientes movimentem suas contas bancários a partir de diferentes plataformas e não somente usando o seu banco.

Facilitando a vida do cliente

Do ponto de vista prático o Open Banking facilita a vida do cliente que poderá acessar todas as suas contas bancárias usando apenas um sistema e sem a necessidade de possuir vários tokens diferentes ou diversos aplicativos.

Os clientes podem escolher compartilhar seus dados com diferentes instituições financeiras, sejam elas bancos, instituições financeiras, fintechs, etc.

Imagine uma plataforma que permite a  você gerenciar através de uma única tela o financiamento que você fez no banco A, sua conta do banco B e o seguro do carro que você fez do Banco C.

Segundo o Banco Central, o padrão do Open Banking deve implementar as seguintes metas para a experiência do cliente:

  • Diversidade e representatividade dos participantes;
  • Abrange consentimento, autenticação e confirmação;
  • Autenticação semelhante à do acesso direto na instituição;
  • Simplicidade, segurança e eficiência;
  • Transparência e clareza nas informações prestadas para os clientes.

Banco do Brasil faz parcerias

Algumas parceiras para utilização do modelo de Open Banking já estão sendo implantadas no Brasil

Um exemplo é a parceira entre a fintech Conta Azul e o Banco do Brasil.

Dentro da plataforma de gestão financeira online da Conta Azul você tem dados detalhados de clientes do Banco do Brasil.

Outros Bancos já estão fazendo parcerias com empresas de tecnologia para oferecer produtos de terceiros a fim de ter opções diversificadas para todos os clientes.

IBM entra no jogo

A IBM Brasil já está presente na área de Open Banking oferecendo soluções que rodam tanto no datacenter do cliente quanto na nuvem.

Vejamos uma entrevista com Alberto Miyazaki, CTO para indústria financeira da IBM, explicando sobre o mercado de Open Banking no Brasil em vídeo a seguir.

Conclusão

A modernização constante do sistema financeiro e o oferecimento do produtos customizados e seguros para o cliente é fundamental para a economia do país.

Apesar do Brasil estar um pouco atrasado na adoção do Open Banking que já foi implementado na Europa, Índia, Canadá e Austrália,  o Banco Central do Brasil vem fazendo um bom trabalho na regulamentação e implementação do sistema.

O Open Banking e o Pix sem sombra de dúvida vão revolucionar a forma como fazemos negócios.

O que é PIX ?

Referências

https://noticias.contaazul.com/contaazul-integra-sua-plataforma-com-o-banco-do-brasil-para-facilitar-a-vida-das-pequenas-empresas-174b9b980946

https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Open%20Banking%20-%20V07%20-%20Evento%20C4%20-%20S%C3%A3o%20Paulo.pdf