Economia Circular avanca na Europa - Economia Circular avança na Europa

A lógica do modelo circular pressupõe que haverá novas fases na manufatura do produto, portanto haverá necessidade de mais trabalhadores, porque haverá remanufatura, redistribuição e outra etapa de comercialização dos produtos, além da reciclagem de resíduos. A Economia Circular pode contribuir muito para gerar valor e empregos para a economia do país.

Europa incentiva a Economia Circular

A Europa estima que a Economia Circular gere 600 mil empregos até 2030 nos países membros do bloco.

Estima-se que com a adoção do modelo circular as empresas europeias podem poupar cerca de 600 bilhões de Euros por ano e reduzir muito a emissão de gases com efeito estufa. A Europa criou novas políticas ambientais e as empresas tem que se enquadrar obrigatoriamente.

Geração de trabalho e renda

A adoção da Economia Circular gera postos de trabalho em vários setores e utiliza a logística reversa para gerar empreendedorismo local com inovação em uma economia baseada em serviços. Não é à toa que a União Europeia criou um pacote de incentivo a Economia Circular, investindo bilhões de Euros em pesquisa e gestão de recursos ambientais. A legislação europeia também está mais dura e vem obrigando os fabricantes a investir na reutilização de materiais.

Para que um modelo econômico seja sustentável tem que oferecer à sociedade condições básicas de renda, educação e saúde. A cidade de Amsterdam é um grande exemplo de adoção da Economia Circular como pudemos observar no vídeo anterior.

Modelos de Negócio

O modelo circular utiliza modelos de negócio inovadores, abaixo citamos os principais:

  •  Cadeia de valor circular: pensar em cada etapa da cadeia de valor e usar energia renovável ;
  •  Plataforma compartilhada: compartilha produtos e serviços de forma a otimizar o consumo do produto ou equipamento;
  • Produto as a Service – Produto como serviço: empresa é dona do produto e também é responsável por acompanhar esse produto até o final do seu ciclo de vida;
  • Extensão do ciclo de vida do produtos
  • Reúso e reciclagem.

Aplicações dos modelos de negócio

Nos vídeos a seguir podemos ver na prática a aplicação dos modelos citados acima em diversos países europeus.

Exemplo de cadeia de valor circular

Cluster e Plataforma Compartilhada

Produto como serviço

Reuso e Reciclagem

Extensão de ciclo de vida do produto

A Economia Circular é um novo paradigma que combate a chamada “obsolescência programada”, que é quando um produto é projetado para durar pouco e ser rapidamente substituído por outro. A concepção do sistema de fabricação é muito importante porque a forma como os produtos são projetados e fabricados determina a sua duração e sustentabilidade.

Economia Circular aumenta a rentabilidade das empresas

Especialistas afirmam que a empresa que adota a Economia Circular tem aumento de rentabilidade pois economiza em gastos com matérias primas, energia e tratamento de resíduos consequentemente consegue produzir a um custo menor, além disso os produtos ditos ecológicos tem um apelo maior junto ao consumidor, sendo assim facilita as vendas.

Até o próximo artigo!

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Transformação Digital