Transformacao Digital pandemia lideranca - Transformação digital, pandemia e liderança

A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças para todos em vários campos: pessoal, saúde, comunidade e também no âmbito empresarial e econômico.

Muitas pessoas estão esperando a pandemia passar para voltar ao mundo como ele era antigamente.

Para esses temos más notícias, pois o mundo não será mais como era antes da pandemia.

Como dizia o filósofo:

“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou…”

Heráclito

Aceleração do digital

No cenário empresarial a pandemia acelerou a adesão de tecnologias e ferramentas digitais que já existiam no mercado, porém que estavam sendo adotadas aos poucos.

Ferramentas de comunicação e produtividade

As tecnologias para videoconferências (Zoom, Teams, Hangout) já existem a algum tempo, porém em termos proporcionais poucos usavam no mundo do trabalho.

As ferramentas de produtividade e videoconferência eram bastante conhecidos na área de TI, com a pandemia expandiram-se para empresas dos mais diversos setores.

A adoção de novas tecnologias modifica a forma como o trabalho é executado, muitas vezes com ganho de produtividade e qualidade, além é claro da economia de tempo.

Novos modelos de negócio nascem das possibilidades criadas por inovações disruptivas.

Home Office

O trabalho Home Office existe há muito tempo e era razoavelmente difundido na área de TI.

Com a quarentena várias empresas passaram a adotar o modelo pela necessidade de distanciamento.

Agora que muitos experimentaram o trabalho em Home Office nem todos gostaram, porém a grande maioria aprovou.

Em pesquisa conduzida em 2020 pela FIA e FEA/USP  com 1200 executivos sobre o Home Office:

  • 70% responderam que se puderem escolher preferem trabalhar sempre em Home Office.
  • 19% querem voltar ao escritório quando houver condições.
  • 11% tanto faz Home Office ou trabalho presencial.

A preferência pelo Home Office não é apenas brasileira.

Pesquisa globais informam que mais da metade dos profissionais consideraria mudar de emprego se tivesse o benefício de poder trabalhar em Home Office.

É claro que podemos sempre questionar os números ou a metodologia de uma ou outra pesquisa, porém o Home Office já é uma realidade e a tendência é continuar forte mesmo depois da pandemia.

Como consequência do trabalho remoto, cresce mais ainda a necessidade de investimentos em redes de internet de alta capacidade.

Êxodo de profissionais para o interior

Muitos profissionais buscando qualidade de vida, migraram ou pretendem migrar para cidades do interior com boa estrutura de internet e boa rede escolar para as crianças.

É uma forma de fugir do trânsito e de todo o caos das grandes metrópoles, ganhando tempo e qualidade de vida.

Esta tendência é mundial, e já pode ser observada no Brasil com reflexos no mercado imobiliário do interior de SP.

As estatísticas mostraram que entre janeiro e maio de 2020, houve um crescimento de 340% na busca por imóveis em cidades com mais de 100 km de distância da capital de São Paulo.

Crescimento do e-commerce

O e-commerce alcançou o avanço previsto para 5 anos em poucos meses durante o ano de 2020 no Brasil.

Segundo estudo recente da Macroplan:

  • 40% dos brasileiros estão fazendo mais compras online durante a pandemia COVID-19;
  • 35% pretendem diminuir idas a lojas físicas pós COVID-19.

O crescimento do comércio eletrônico já vinha acontecendo, porém a taxas menores.

Efeito da pandemia no comércio eletrônico

A pandemia acelerou muito a velocidade da mudança.

É claro que a necessidade de vender online aumentou muito devido ao isolamento no período da pandemia, consequentemente pequenos empresários aderiram em massa ao e-commerce.

Os chamados marketplaces, incorporaram vendas de pequenos negócios com grande sucesso e benefício mútuo.

Isto fez com que pessoas que nunca tinham comprado nenhum produto online passassem a comprar pela necessidade de isolamento da pandemia.

As pessoas experimentaram e perderam o receio de comprar online, muitas adquiriram o hábito.

Por outro lado, pequenos negócios que nunca tinham vendido online passaram a vender.

Tendência do comércio

A tendência é que o comércio de rua será cada vez mais um show room e as vendas sejam cada vez mais fechadas de forma online. Isto já acontece hoje em muitos setores.

O jornal The Economist afirma que o setor de comércio eletrônico nas 60 maiores economias do mundo cresceu cerca de 60% apenas em 2020

Eu mesmo não compro equipamentos eletrônicos em lojas físicas há anos.

Continuo comprando do mesmo supermercado, porém muito mais pelo aplicativo do que presencialmente na loja.

Por outro lado, isto não significa que o comércio tradicional vai desaparecer, porém acredito que vai coexistir com as vendas online, que vem complementar as necessidades dos clientes e fornecer mais opções de negócio para as empresas.

Escritórios repensados

Atualmente muitas empresas estão repensando seus escritórios, diminuindo o espaço pois é totalmente possível deslocar grande parte da força de trabalho para Home Office sem perda de qualidade, muito pelo contrário, às vezes com ganho substancial.

Isso sem falar na economia com aluguel, energia e toda a infra estrutura física.

Os escritórios não vão desaparecer por completo, porém serão ocupados de forma muito mais racional, como espaços de convivência para negócios, treinamentos e reuniões.

E como fica a liderança?

A transformação digital acelerou-se e a convergência de novas tecnologias trouxe opções nesse mundo caótico da pandemia.

Não sabemos ao certo quanto tempo a pandemia ainda vai durar, porém sabemos que é possível persistir e vencer utilizando pessoas, processos e tecnologias com uma visão clara de futuro.

Os líderes sempre tiveram bastante responsabilidade sobre o destino das empresas, neste momento não é diferente.

O que modificou-se foi a necessidade de responder prontamente a eventos completamente imprevisíveis diante da crise da pandemia com o maior discernimento possível.

A liderança necessita assimilar essas velozes transformações, suas consequências e oportunidades.

Recorro novamente às palavras do filosofo:

“Nada é permanente, exceto a mudança.”

Heráclito

As velozes transformações tecnológicas e sociais devem ser levadas em consideração na visão de futuro.

A missão do líder seja qual for o tempo, é sempre desenhar uma visão clara de futuro que motive as pessoas a segui-lo, para tornar essa visão uma realidade.

Bons negócios a todos!

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão Estratégica de Negócios

Referências:

https://www.macroplan.com.br/p/o-que-sera-do-brasil-pos-covid-estudo-completo/

Novas Tecnologias nos Negócios e Transformação Digital

Referências

https://exame.com/negocios/avanco-de-anos-em-meses-o-consumo-no-e-commerce-brasileiro/