3 erros comuns na declaracao de imposto de renda por investidores - Três erros comuns que investidores cometem na declaração de Imposto de Renda

Se você investe na bolsa de valores, ou está iniciando, fique atento para não cometer esses 3 erros ao declarar o Imposto de Renda.

Erro 1 – Não recolher a DARF na hora certa

A DARF é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais e serve para arrecadar impostos, taxas e contribuições que estão embutidos nas operações financeiras. O Imposto de Renda Pessoa Física do investidor é pago com a DARF, sendo assim, é preciso estar bem atento.

É necessário pagar a DARF se você teve lucro com operações na bolsa nos seguintes casos:

  • Ações;
  • BDRs;
  • Fundos imobiliarios;
  • ETFs de renda variável;
  • Contratos futuros;
  • Opções de ações;
  • Termos de ações.

É importante dizer que o imposto de renda desses investimentos deve ser auferido mensalmente, consequentemente as DARFs devem ser pagas mensalmente.

Muitas pessoas não pagam as DARFs mensalmente e deixam para fazer a emissão das mesmas todas de uma vez, somente na época de fazer o imposto de renda. Isso é um problema porque vai gerar multa e juros sob o atraso das DARFs que deveriam ter sido recolhidas mensalmente.

Observação importante: vendas de ações  que somam até R$ 20.000,00 por mês são isentas de imposto de renda.

Erro 2 – Não declarar todos os meses.

Muitos investidores simplesmente não declaram os meses nos quais tiveram prejuízos. Isso não está correto! Atenção! Os meses com prejuízo também devem ser declarados.

O problema é que se você não declara nada, nem lucro, nem prejuízo, a receita pode interpretar que houve sonegação e você pode ter transtornos por causa disso.

É importante salientar também que os prejuízos podem ser abatidos com lucros futuros.

Erro 3 – Não informar os dividendos e juros sobre capital próprios.

Dividendos são isentos de impostos, porém devem ser declarados, assim como juros sobre capital próprio também devem ser declarados, sendo que os juros sofrem retenção do imposto no momento do pagamento.

Conclusão

É preciso estar bem atento com o pagamento da DARF e fazer a declaração do Imposto de Renda corretamente, especialmente nas questões de investimentos. Evitando estes três erros citados no artigo acima, você se livra de cair na malha fina e ter dor de cabeça com a Receita na hora do Imposto de Renda.

Doc Contabilidade