10 dicas para ser produtivo em home office

O objetivo deste artigo com 10 dicas de produtividade é ajudar quem trabalha em home office a ser produtivo e organizado.

Temos convicção que as dicas a seguir vão ajudar você na sua vida profissional.

1 – Construa uma rotina de trabalho consistente

É necessário planejar a rotina para organizar esforços a fim de entregar o que é necessário e cumprir as prioridades. Um bom planejamento permite que você trabalhe com tranquilidade e foco mesmo estando em casa.

Apenas fazer as coisas à medida que elas forem aparecendo, sem controlar a rotina não é produtivo, pois você vai acabar desperdiçando energia em coisas não essenciais e pode faltar tempo para as prioridades.

2 – Encontre um local adequado para o home office

Se possível, procure trabalhar em um local isolado do resto da casa, de preferência em um cômodo separado.

Aquele lugarzinho na mesa da sala ou da cozinha, só mesmo em caso de emergência, pois você pode ter muitas distrações e barulho.

Invista em uma cadeira confortável e ergonômica. Você vai passar muito tempo sentado trabalhando, uma cadeira com boa ergonomia faz toda a diferença para quem trabalha em home office.

Espaços de coworking são uma boa opção para quem quer focar no trabalho e não tem um local adequado em casa.

3 – Invista em conectividade e equipamentos

Uma boa conexão com a internet é fundamental. Caso não possua, providencie um bom plano de internet, pois vale a pena investir nesse recurso e trabalhar com agilidade na comunicação.

Um bom computador ou notebook moderno também é essencial para realizar seu trabalho.

Se possível, tenha um computador para uso pessoal e outro computador para trabalhar.

4 – Planeje sua semana

Planeje tudo que precisa fazer durante a semana e crie um checklist.

As listas de verificação são essenciais para garantir que você não esqueça nada daquilo que planejou entregar durante a semana.

Verifique sempre essa lista a fim de resolver as pendências a tempo antes do último dia da semana.

5 – Tenha foco e responsabilidade

Concentre-se naquilo que você precisa fazer, aquilo que é sua responsabilidade entregar tem prioridade máxima.

Tarefas que não tem impacto significativo são feitas depois das prioritárias.

Não misture as tarefas domésticas com as tarefas de trabalho.

6 – Seja organizado no home office

Anote tudo em sua agenda e trabalhe em horários fixos sempre que possível. Essa disciplina é fundamental para ser produtivo.

Deixe bem claro para seus familiares que você está em horário de trabalho.

7 – Distribua o tempo adequadamente

Separe seus horários para atividades domésticas fora dos horários de expediente.

Reserve um tempo no início do expediente para ler e responder e-mails. Quando esse tempo terminar, trabalhe focado em suas tarefas e deixe os e-mails de lado.

Retorne a leitura de e-mails novamente só no final do dia a fim de responder algo que seja realmente urgente. Isso é bem mais eficiente do que ficar o tempo todo com a caixa de e-mails aberta respondendo tudo que chegar na hora.

Tente dividir o dia de trabalho em duas partes. Uma delas para comunicação, e-mail, videoconferência e outra parte para fazer as tarefas de forma concentrada evitando interrupções.

8 – Lembre-se das prioridades

Procure sempre verificar como está o andamento das tarefas prioritárias.

Lembre-se da sua cheklist semanal. Essa lista de verificação deve estar em local bem visível para que você sempre a veja e recorde das prioridades estabelecidas.

9 – Controle os prazos rigorosamente

Certas atividades tem prazos fechados que não podem ser descumpridos. Monitore bem esses prazos, se necessário revise suas tarefas e realoque tempo e esforço a fim de focar e não perder prazos de tarefas essenciais.

10 – Comunique-se

Quando você está remoto é necessário usar os recursos tecnológicos para comunicar-se de forma eficiente. Se você se comunicar bem, seu trabalho será muito produtivo mesmo sem estar presente fisicamente no escritório.

Ferramentas como Skype, WhatsApp, telefone e e-mail facilitam muito sua vida se usados adequadamente.

A comunicação clara é extremamente importante no trabalho remoto.

Se tiver alguma dúvida envie mensagem, telefone ou faça chamada de vídeo com quem for necessário (colega de trabalho, chefe, cliente…) para resolver suas dúvidas e agilizar a comunicação.

Conclusão

Com organização e disciplina é possível ser extremamente produtivo no trabalho em home office.

Esperamos que estas dicas ajudem você a trabalhar melhor e alcançar a excelência profissional.

Doc Contabilidade

 

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