11 fontes de mudança que toda empresa deve monitorar - 11 fontes de mudanças que influenciam o futuro dos negócios

Neste momento em que grandes mudanças estão acontecendo no mundo todo é importante refletir sobre quais são as tendências que influenciam no futuro de nossas vidas e de nossos negócios.

Porque isso é importante?

Descobrir quais são essas tendências e monitorá-las é importante porque elas podem transformar profundamente a sociedade e/ou o ambiente de negócios da sua empresa.

Fontes de disrupção a serem monitoradas

A Professora Amy Webb da New York University Stern School of Business, criou um modelo que mostra as macro mudanças (fontes de disrupção) que estão fora de controle do líder empresarial.

As macro mudanças segundo Amy Webb são::

  1. Distribuição da riqueza;
  2. Educação;
  3. Infraestrutura;
  4. Governo;
  5. Geopolítica;
  6. Economia;
  7. Saúde pública;
  8. Demografia;
  9. Meio ambiente;
  10. Mídia e Telecomunicações;
  11. Tecnologia.

Modelo de Macro Mudanças

Para entender melhor o modelo podemos usar a figura a seguir:

MAG webb essay s1 300x300 - 11 fontes de mudanças que influenciam o futuro dos negócios

Fonte: https://amywebb.io/futures-tools

Tecnologia e outras fontes de mudança

A tecnologia é uma força que está conectada com todas as outras e por isso fica no centro da figura fazendo fronteira entre a empresa (Your Organization) e as demais forças.

As 11 fontes de disrupção citadas acima são praticamente auto explicativas, pois como não reconhecer a força desses fatores que não controlamos.

Podemos tomar como exemplo a saúde pública em tempos de pandemia: muda completamente o jogo para todas as  empresas.

É importante estar sempre atento a mudanças nessas 11 áreas para preparar a empresa para o futuro, pois se as macro mudanças forem ignoradas corre-se o risco de tornar a empresa muito vulnerável.

Criando o futuro

Um líder empresarial de sucesso precisa elaborar uma visão do futuro da empresa e comunicar essa visão a fim de torna-la realidade.

Para elaborar uma visão de futuro é preciso:

  • Coletar informações sobre as fontes de disrupção a fim de rastrear as tendências e analisar o contexto de como elas impactam em sua empresa.
  • Colocar as pessoas para agir desenvolvendo diferentes cenários;
  • Explorar os cenários levando sempre em consideração a criação de um propósito compartilhado com as partes envolvidas;
  • Criar um caminho para um futuro desejável;
  • Agir de forma ativa caminhando para o tornar o futuro desejável uma realidade.

Construir o futuro não é fácil, é preciso determinação e método, além disso temos que lidar com todo o caos e todas as demandas da atualidade, gerindo, convencendo e motivando pessoas para aderir ao projeto de futuro da organização.

Eduardo Casavella

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios

Referências:

https://amywebb.io/futures-tool

Transformação digital, pandemia e liderança