a importância do controle de ponto

O registro de ponto é um recurso obrigatório em empresas com mais de 20 funcionários que serve para comprovar as horas trabalhadas e facilitar a rotina do setor de Recursos Humanos.

Uma boa ferramenta de registro de ponto permite:

  • controlar a produtividade da equipe,
  • reduzir custos operacionais
  • diminuir o número de ações trabalhistas.

O registro de ponto é obrigatório?

Só não é obrigatório o registro de ponto se a empresa tiver menos de 20 funcionários de acordo com o artigo 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) .

Caso contrário a empresa deve optar por algum sistema de registro de ponto ou ficará sujeita a multa do Ministério do Trabalho.

Existem sistemas de ponto do tipo manual, mecânico, eletrônico ou digital.

Ponto Manual

No ponto manual, os funcionários anotam em uma folha de ponto ou livro de ponto, os horários da entrada e da saída, inclusive do almoço, retorno e eventualmente horas extras quando for o caso.

Ponto Mecânico

No registro de ponto mecânico, o funcionário utiliza o tradicional relógio de ponto e insere um cartão manualmente, registrando os dados relativos à jornada de trabalho.

Ponto Eletrônico

Neste tipo de registro de ponto podem ser usados diversos métodos para o controle da jornada de trabalho, tais como:

  • Leitura da impressão digital;
  • Utilização de crachá para leitura do ponto;
  • Leitura do ponto via web.

Ponto com Leitura Facial

O funcionário se posiciona em frente à câmera que coleta seus dados biométricos e registra o ponto para o controle da jornada.

Em 2021 com a atualização da legislação trabalhista, os Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (REP) foram  regulamentados pela Portaria 671, bem como os sistemas de ponto alternativos.

Vantagens do controle de ponto eletrônico ou digital

Um bom sistema de controle de ponto é importante tanto para o colaborador quanto para a empresa e tem várias vantagens tais como:

  • Redução de erros na marcação do ponto;
  • Transparência no controle da jornada de trabalho;
  • Informações precisas;
  • Segurança dos dados;
  • Facilita a visualização do nível de absenteísmo;
  • Facilita o controle das horas extras e do banco de horas.

Para o trabalhador, além da segurança das informações, o controle de ponto eletrônico ou digital facilita muito na hora de entrar e sair da empresa pois evita a formação de filas que são muito comuns em sistemas manuais ou de baixa tecnologia. Outra vantagem é a facilidade em consultar o banco de horas e conferir os cálculos.

Para a empresa, um bom sistema de marcação de ponto também é uma segurança pois evita ações trabalhistas por falta de informações das horas trabalhadas. O sistema também ajuda demais na agilidade dos processos do setor de Recursos Humanos e monitoramento da produtividade.

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