CUIDADOS E RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS NA RETOMADA DO TRABALHO PRESENCIAL

Neste momento de reabertura de negócios durante a pandemia é muito importante que as empresas tomem todos os cuidados para garantir que as diretrizes sanitárias sejam seguidas, a fim de proteger a saúde dos funcionários no trabalho presencial.

Como as empresas devem proceder para não ter problemas?

Para evitar problemas durante a retomada do trabalho presencial a empresa deve seguir rigorosamente as diretrizes sanitárias, garantindo o respeito de todas as normas de saúde e segurança.

As empresas devem seguir as diretrizes sanitárias e fornecer:

  • Equipamentos de segurança aos trabalhadores;
  • Máscaras;
  • Local para lavar as mãos;
  • Álcool gel;
  • Luvas quando for o caso;
  • Local para trocar de roupa;
  • Garantia de distanciamento físico dos funcionários.

No vídeo a seguir, a juíza do trabalho Laura Rodrigues Benda fala sobre cuidados e as responsabilidades dos empregadores neste momento de reabertura dos negócios.

Consequências caso a empresa não respeite os cuidados

Caso a empresa não siga as diretrizes sanitárias a fiscalização pode aplicar multas e eventualmente a empresa pode ser responsabilizada pelo pagamento de indenizações ao trabalhador.

As consequências para a empresa podem ser severas caso ela não tenha seguido as normas de saúde e segurança e o trabalhador venha a ficar gravemente doente.

Pode haver responsabilização pelo pagamento das despesas médicas, de uma pensão, caso a capacidade de trabalho do funcionário fique prejudicada devido a doença e inclusive pode haver indenização por danos morais por causa do sofrimento de ter contraído aquela doença.

Se infelizmente houver morte do trabalhador os seus familiares poderão ser indenizados por isso.

Quem paga o salário se o trabalhador ficar afastado?

Caso o trabalhador seja contaminado e tenha que ficar afastado para seus cuidados médicos os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pela empresa, depois de 15 dias são pagos pelo INSS e no retorno o trabalhador terá um ano de estabilidade no emprego.

Além disso, caso a empresa pode ser responsabilizada pelo pagamento de indenizações a esse trabalhador dependendo do agravamento da saúde decorrente do contágio.

A importância de seguir as normas e cuidados

É muito importante que empresa seja consciente e respeite todas as normas e protocolos sanitários nessa retomada de atividades.

Isso vai garantir a saúde e bem-estar do trabalhador e evitar que a empresa corra o risco de ter o trabalhador afastado, além de ser multada e responsabilizada vindo a sofrer consequências trabalhistas.

Doc Contabilidade

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