gold capital - Guia Contábil: as diferentes concepções de "capital"

A capital, no artigo feminino, é a cidade. O capital, por sua vez, no masculino, é o dinheiro. A origem da palavra “capital”, no gênero masculino, remonta ao latim capitalis, que significa “o que está acima dos outros; principal, dominante”. A expressão é tão importante que recebeu um lugar de destaque na história, com os sete pecados capitais, quase tão antigos quanto o cristianismo, mas que só foram formalizados no século VI, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definindo como sendo sete os principais vícios capitais: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.

Na época do renascimento, os banqueiros italianos passaram a usar “capitale” para caracterizar a parte principal de um investimento, excluídos os juros e os rendimentos. Pouco a pouco, com a ampliação da economia, o sentido da expressão também foi sendo modificado, até que, no século 19, passou a exprimir “a riqueza considerada como meio de produção”, no clássico O Capital, de Karl Marx.

Falando de forma prática, capital é cabeça. E, por isso, passados os anos, a expressão continua tendo uma importância “capital” na vida das pessoas e, principalmente, dos profissionais contábeis e empresários de todos os ramos de atuação. Portanto, no post de hoje, a DOC Contabilidade Empresarial tratará sobre os diferentes tipos de capital utilizados na Ciência Contábil. Contudo, antes de adentrar neste universo, vamos verificar o que o capital significa em termos de Contabilidade.

Significado

Para as Ciências Contábeis, o patrimônio é a concepção do conjunto de capitais. A origem desses capitais está assinalada pelo passivo [saldo das obrigações devidas], enquanto a aplicação desses capitais está sublinhada pelo ativo [bens e direitos pertencentes a um estabelecimento]. Então, grosso modo, uma rápida elucidação de capital é: o grupamento de haveres, como soma de bens e recursos, colocados à disposição da entidade, seja pessoa física, jurídica ou organização da sociedade civil.

É importante salientar que a soma dos haveres independe de serem recursos serem oriundos de proprietários ou de terceiros.

Geralmente, o capital fica à disposição para a produtividade e/ou a geração de novas riquezas. Neste sentido, são seus conceitos:

Capital econômico: é qualquer bem aplicado na criação de oferta de novos bens ou serviços. Em vista disso, não se limita somente ao dinheiro investido, podendo agregar os estoques, os bens, os fatores de produção junto à terra (incluindo todos os seus recursos naturais) e o trabalho.

Capital Social: é a aplicação de recursos introdutória realizada pelos sócios proprietários da empresa e equivale ao patrimônio líquido inicial. O Capital Social só é mudado quando os proprietários formalizam investimentos suplementares, como aumento de capital, ou desinvestimentos, que é a atenuação de dinheiro. O capital social é tão importante que é considerado o poder financeiro de uma empresa. É comum ouvirmos a expressão “A empresa X vale Y em dinheiro”. Isso quer dizer que o “Y” é valor relacionado ao capital social diretamente.

Capital Nominal: é o mesmo que ‘Capital Social’. Reforçando: é a parcela de dinheiro que foi efetivamente colocada à disposição da empresa para suas operações.

Capital Integralizado: é o mesmo que ‘Capital Nominal’. Integralizar o capital social é o processo no qual o sócio entrega os valores prometidos na emissão do contrato social. Esses recursos podem ser em dinheiro, bens móveis, bens imóveis e/ou títulos de crédito.

Capital Humano: são as pessoas que compõem uma organização. Todos os indivíduos que trabalham em uma empresa têm conhecimentos, habilidades e experiências. Todas essas noções, juntas, integram o capital humano das organizações, assim como a cultura, os valores e a filosofia da instituição.

Capital Autorizado: capital próprio de empresas de capital aberto e Sociedades Anônimas que negociam suas ações em bolsa de valores. Sendo assim, quando as ações são colocadas à venda, os valores de compra são inscritos no patrimônio líquido mas como Capital Autorizado, sendo registrado isoladamente do capital social.

Capital Próprio: em termos contábeis, também é conhecido como ‘Patrimônio Líquido’. Na prática, esse capital é o valor concebido pelos sócios. É a integralidade do capital social, contabilizando ainda as reservas e os lucros. Em outras palavras, é o resultado consequente da atividade financeira da entidade, reservas de capital, reservas de lucros e os próprios lucros.

Capital de Giro: ao pé da letra, é o que é o dinheiro que faz o negócio girar, ou seja, é o elemento fundamental e necessário para o funcionamento das atividades dos estabelecimento no dia a dia.

Capital de Terceiros: caracteriza os recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos para a entidade.

Capital Total à Disposição da Entidade: é a soma do passivo + capital próprio da empresa. Retrata o total dos recursos usados no financiamento das atividades (passivo total). É igual a soma de todas as origens que estão a disposição da entidade e que estão aplicadas no ativo.

Capital Integralizado: recursos disponibilizados pelos proprietários e que estão realmente postos a disposição da empresa.

Capital à Integralizar: são os recursos registrados no patrimônio líquido, contudo ainda não estão às ordens para serem utilizados pela entidade.

Capital Subscrito: correspondem ao capital integralizado e o capital a integralizar. Subscrição é a conduta constitucional pela qual o sócio, acionista ou proprietário da empresa individual encarrega-se da obrigação de transferir bens ou direitos para o patrimônio da entidade à qual está vinculado.

Em épocas como esta que estamos vivenciando, de restrições e isolamento social por causa da Covid-19, onde a competição entre as empresas tornou-se ainda mais acirrada, a DOC Contabilidade recomenda aos empresários que o que realmente faz a diferença no dia a dia, no sentido de “conquista e retenção de capital” é a pauta nos procedimentos de captar, conservar, manter, progredir e aproveitar toda a potencialidade desses diferentes tipos de capitais.

E você? Gostaria de saber mais sobre as melhores formas de gerir os diferentes tipos de capitais? Entre em contato com a DOC Contabilidade pelo site Contabilidade Empresarial – Doc Contabilidade ou pelo telefone (11) 2198-3766 para ouvir os nossos renomados especialistas que lhe ajudarão a integralizar melhor o capital da sua empresa, lhe auxiliando ainda a sobressair de eventuais crises, e garantindo a motivação dos colaboradores e a força coletiva.