inovacao disrupcao - Inovação e disrupção

Atualmente inovação e disrupção são duas palavras que estão na moda no mundo dos negócios, porém o significado desses termos é constantemente confundido.

Vamos analisar separadamente cada termo.

Inovação

Segundo a definição de inovação da Professora Melissa Shilling:

“Inovação é o ato de introduzir um novo dispositivo, método ou material para aplicação em objetivos comerciais ou práticos.”

Ocorre que algumas inovações são disruptivas, outras não.

O que é disrupção?

Segundo o dicionário Michaelis Online:

Disrupção é a quebra de um curso normal de um processo.

Nem toda a inovação é disruptiva

No mundo dos negócios, a disrupção acontece quando uma empresa, ou um setor já estabelecido, enfrenta um novo concorrente que fornece muito mais valor para os clientes de tal forma, que as empresas já estabelecidas não conseguem mais competir diretamente com esse novo produto/serviço.

A inovação é disruptiva quando muda completamente a forma como fazemos algo, como foi o caso da fotografia digital.

Disrupção e proposta de valor

Todo negócio disruptivo traz uma proposta de valor extremamente vantajosa para o cliente.

No vídeo a seguir, Ricardo Amorin fala sobre as fases da disrupção.

Fases mais comuns da disrupção

1 – Digitalização;
2 – Decepção;
3 – Melhoria;
4 – Desmonetização;
5 – Desmaterialização;
6 – Democratização.

Consequências da disrupção

Como consequência desse processo de disrupção, grandes setores tem que ser reorganizados, e alguns players correm sério risco de desaparecer caso não evoluam.

Lembram-se da Kodak? Era uma empresa líder em máquinas fotográficas no mundo físico, mas que demorou demais para perceber a disrupção que a fotografia digital trouxe para o seu setor.

Conclusão

Como vimos, inovação e disrupção são coisas que podem estar conectadas, contudo, tem significados completamente diferentes, além disso, nem toda inovação causa disrupção.

As empresas de sucesso tem que estar preparadas para as mudanças.

Todos os dias, além dos concorrentes tradicionais, empresas de outros mercados e startups podem entrar no mercado do seu negócio com um produto disruptivo.

É preciso estar alerta para novas oportunidades a fim de conseguir uma posição vantajosa no mercado, e as empresas que inovam são as que conseguem manter-se competitivas.

Eduardo Casavella – Especialista em Gestão de Negócios