Blockchain e o mundo dos negócios

Neste artigo veremos como a tecnologia Blockchain vai mudar o mundo dos negócios de forma disruptiva.

O que é Blockchain?

Segundo Luís Fernando Faria, executivo de vendas Blockchain da IBM:

“Blockchain é uma tecnologia que faz o registro transacional de movimentação de ativos entre negócios.”

É muito provável que você utilize Blockchain quando estiver fazendo negócios entre empresas daqui a poucos anos.

Do ponto de vista da tecnologia, Blockchain é uma espécie de livro razão compartilhado e imutável, mantido por um grupo de computadores conectados que facilitam o processo de armazenamento de transações em uma rede de negócios.

As informações nos registros da Blockchain são atualizadas praticamente em tempo real e são permanentes, simplesmente não é possível apagar. Os próprios participantes podem verificar a transação sem necessidade de um terceiro.

Quais tipos de ativos podem ser negociados?

Qualquer tipo de ativo seja tangível (dinheiro, imóvel) ou intangível (patentes, propriedade intelectual), etc pode ser negociado e ter suas transações armazenadas com absoluta segurança usando a tecnologia Blockchain.

Aplicações práticas

No Brasil ainda temos poucas aplicações, enquanto que nos Estados Unidos e Europa a tecnologia está se difundindo com muita rapidez.

Os mais diversos tipos de aplicações já estão usando Blockchain, por exemplo:

  • Certificados de propriedade de imóveis;
  • Sistemas de geração de energia distribuída;
  • Compartilhamento de registros médicos;
  • Controle de cadeias de suprimentos;
  • Certificação e manuseio de produtos;
  • Entrega e rastreamento de benefícios e subsídios.

Empresas como IBM, Oracle, Microsoft estão desenvolvendo produtos e serviços baseados em Blockchain e criando plataformas para que terceiros possam desenvolver novas soluções de negócios usando esta tecnologia.

Por que a Blockchain foi criada?

Blockchain foi criada para suprir a necessidade de ter um sistema eficiente, confiável, seguro para armazenar transações financeiras.

Blockchain não é Bitcoin

Blockchain é a tecnologia utilizada para fornecer o ledger (livro razão) que armazena as transações da criptomoeda Bitcoin. Existem muitas outras aplicações para Blockchain além do Bitcoin.

Pilares da Blockchain

Os pilares da Blockchain são:

  • Ledger  (livro razão) distribuído – o ledger é basicamente uma grande base de dados distribuída que armazena as informações sobre transações e garante imutabilidade e transparência da informação.
  • Criptografia – toda transação realizada na Blockchain é criptografada mantendo a informação segura.
  •  Smart Contract – os contratos inteligentes são as regras de negócios aplicadas que regulam os dados de forma completamente automatizada.
  •  Algoritmo de consenso – é o algoritmo responsável por validar a transação.

Benefícios

  • Redução de custos: elimina elos na cadeia, trazendo redução de custos.
  • Velocidade: o registro eletrônico e o algoritmo de consenso reduzem o tempo da transação com total segurança.
  • Aumento da confiabilidade: há um consenso que elimina intermediários e regras específicas do contrato inteligente.
  • Ganho de eficiência:  a velocidade, eficiência, segurança e confiabilidade da tecnologia permitem realizar operações complexas como liquidação de ações da bolsa de valores em poucas horas ao invés de dias.

Tecnologia e contratos inteligentes (smart contracts)

A advogada Viviane Carvalho explica o conceito de contrato inteligente no vídeo abaixo:

Mudanças na Contabilidade

O setor contábil será fortemente impactado porque a forma como transações são feitas e registradas será alterada radicalmente com o Blockchain.

A auditoria será muito simplificada e automatizada, praticamente eliminando intermediários.

Faturamentos, pagamentos, documentação, contratos terão seus métodos atualizados e cada vez mais automatizados.

Haverá um grande aumento de velocidade e a contabilidade se dará praticamente em tempo real.

Utilizando o Blockchain o sistema contábil vai poder obter todas as informações comerciais e financeiras da empresa ganhando velocidade e eliminando erros.

Apesar de todas essas mudanças refletirem na Contabilidade, o contador continua com um papel importante, pois sua inteligência continua sendo necessária para interpretar as informações contábeis e atuar de forma estratégica nas organizações.

Blockchain e seu impacto no mundo dos negócios

Blockchain pode alterar de forma disruptiva a maneira como os negócios são feitos em vários setores, examinaremos brevemente alguns deles a seguir.

Bancos e meios de pagamento

A tecnologia da Blockchain pode ser usadas para transferir valores para milhões de pessoas que não tem conta bancária. Com a utilização de Bitcoin isto é perfeitamente possível.

Os próprios bancos já estão investindo na tecnologia Blockchain para fazer transações com maior rapidez, segurança e é claro, redução de custos obviamente.

Cadeias de suprimentos

É possível rastrear um produto, desde a obtenção da matéria prima, passando por todas as fases de produção, transporte, armazenamento e distribuição e inclusive verificar o impacto ambiental deste produto usando Blockchain.

Outra coisa importante é que todo esse processo garante a origem e autenticidade do produto. Blockchain já está sendo usada para rastrear e garantir a origem de diamantes.

O impacto do Blockchain na cadeia de suprimentos é incrível, pois podemos monitorar o tempo, custo, desperdício e as emissões de um produto em qualquer ponto da cadeia.

A GE Aviation utiliza Blockchain para rastrear as peças das aeronaves, desde a fabricação até o voo.

IOT –  Internet das coisas

A IOT pode usar Blockchain para eliminar a necessidade de um centro para manipular as comunicações entre os diversos dispositivos da rede.

A ideia é implementar uma forma onde os dispositivos comuniquem-se diretamente entre si e monitorem diversos aspectos da operação como necessidade de manutenção e utilização de energia.

Mercado de seguros

Garantindo a identidade das partes interessadas e uma troca de dados mais rápida.

Armazenamento de dados

A Blockchain pode tornar a computação em nuvem mais descentralizada, segura e menos vulnerável a erros humanos.

Caridade e Terceiro Setor

Blockchain pode garantir que a sua doação chegue ao seu destino de forma segura e transparente, evitando o desvio de fundos e corrupção.

Eleições

Podemos usar Blockchain para o registro do voto, verificação da identidade do eleitor,  contagem de votos e auditoria em uma eleição eletrônica.

Governo

Blockchain pode ser usada pelo governo para diminuir a burocracia e a corrupção, aumentar a eficiência e a transparência em diversos sistemas.

Os benefícios pagos pelo governo podem usar Blockchain para facilitar o acesso de forma rápida, segura, facilitando a verificação e auditoria.

Setor de Saúde

O setor de saúde pode se beneficiar da tecnologia Blockchain para armazenar registros médicos de forma eficiente e segura, compartilhando somente com o pessoal autorizado como médicos e pacientes.

Conclusão

A grande vantagem da tecnologia Blockchain é eliminar intermediários sem perder a confiabilidade e a transparência nas transações.

Como vimos neste artigo suas aplicações são as mais diversas possíveis e seu potencial é imenso para transformar os negócios dos mais diversos setores.

Como empreendedores devemos pensar em negócios inovadores e aproveitar as oportunidades que esta tecnologia nos oferece.

Até a próxima!

Eduardo Casavella

Especialista em Gestão de Negócios

 

Referências:

https://www.ibm.com/br-pt/blockchain

https://www.oracle.com/br/blockchain/

https://customers.microsoft.com/pt-br/story/755328-ge-aviation-manufacturing-azure

https://canaltech.com.br/Blockchain/industrias-precisarao-repensar-seus-negocios-gracas-ao-Blockchain-116656/

https://www.thomsonreuters.com.br/pt/sala-de-imprensa/Blockchain-por-que-profissionais-contaveis-e-tributarios-devem-adotar-esta-tecnologia.html

https://www.robertodiasduarte.com.br/blockchain-na-contabilidade-a-tecnologia-que-vai-revolucionar-o-setor/#.Xvt-JChKjcc